Cinco projetos desenvolvidos dentro de centros socioeducativos de
Minas por agentes de segurança foram premiados nesta quarta-feira (4),
em Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O
objetivo foi valorizar os trabalhos artísticos, culturais e esportivos
que esses profissionais desenvolvem junto aos adolescentes acautelados
nas unidades. “Queremos, com isso, contribuir mais ainda para o
desenvolvimento do sistema socioeducativo de Minas, mantendo a nossa
posição de destaque frente ao cenário nacional”, afirmou o secretário
Rômulo Ferraz, durante a abertura da segunda edição do “Boas Práticas da
Segurança Socioeducativa”.
Os 19 projetos inscritos foram revisados por uma comissão formada por servidores do núcleo gerencial da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase). Eles utilizaram critérios como criatividade, inovação e contribuição para a unidade e para a formação dos jovens em cumprimento de medida.
“Os adolescentes frequentam a cidade, realizam atividades extramuros e se envolvem com a sociedade”, destacou a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio. O Diretor de Segurança da Suase, Tulio Guimarães Laia, completou: “Buscamos incentivar a função socioeducativa do agente, reforçando o vínculo deles com os adolescentes”.
Os prêmios, que incluíam, entre outras coisas, óculos escuros, relógios e ingressos para um resort, foram dados aos agentes que desenvolveram os projetos. O evento foi uma iniciativa da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, por meio da Diretoria de Segurança Socioeducativa.
Projetos
O Centro Socioeducativo de Uberaba, no Triângulo Mineiro, teve destaque com dois projetos selecionados. “Família Acolhida, Adolescente Feliz”, que conquistou a primeira colocação, busca aproximar os jovens que cumprem medida e seus parentes. São promovidas, semanalmente, diversas atividades colaborativas em espaços de convivência para os participantes. Já o segundo lugar ficou com a “Oficina do Futuro”, que ensina os próprios acautelados a realizarem a manutenção das máquinas do laboratório de informática da unidade. Eles ainda participam de cursos profissionalizantes on-line, em parceria com instituições de ensino à distância.
O Centro Socioeducativo de Unaí, no Noroeste do Estado, também recebeu premiação. Buscando trabalhar a teoria e prática instrumental e estimular a expressividade junto aos adolescentes, o projeto “Nascer para musicalização e desenvolver a arte para a liberdade” foi o terceiro selecionado.
Com o objetivo de proporcionar atividades esportivas e culturais extramuros junto aos adolescentes e servidores do Centro Socioeducativo do Horto, fortalecendo a boa relação entre as duas partes, o “Ecoa Horto” ficou com a quarta colocação. O projeto “Salão Escola Boa Imagem”, do Centro Socioeducativo Santa Terezinha, que fomenta a profissionalização dos jovens por meio do curso de formação básica de cabeleireiro, foi o quinto selecionado. Ambas as unidades estão localizadas em Belo Horizonte.
Arte
Durante a segunda edição do “Boas Práticas”, um adolescente acautelado no Centro Socioeducativo de Justinópolis, localizado em Belo Horizonte, declamou uma poesia que, de forma cômica, narrava uma confusão iniciada durante a representação da crucificação de Jesus. A apresentação faz parte das atividades do projeto “Estação Juventude”, desenvolvido na própria unidade.
Os 19 projetos inscritos foram revisados por uma comissão formada por servidores do núcleo gerencial da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase). Eles utilizaram critérios como criatividade, inovação e contribuição para a unidade e para a formação dos jovens em cumprimento de medida.
“Os adolescentes frequentam a cidade, realizam atividades extramuros e se envolvem com a sociedade”, destacou a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio. O Diretor de Segurança da Suase, Tulio Guimarães Laia, completou: “Buscamos incentivar a função socioeducativa do agente, reforçando o vínculo deles com os adolescentes”.
Os prêmios, que incluíam, entre outras coisas, óculos escuros, relógios e ingressos para um resort, foram dados aos agentes que desenvolveram os projetos. O evento foi uma iniciativa da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, por meio da Diretoria de Segurança Socioeducativa.
Projetos
O Centro Socioeducativo de Uberaba, no Triângulo Mineiro, teve destaque com dois projetos selecionados. “Família Acolhida, Adolescente Feliz”, que conquistou a primeira colocação, busca aproximar os jovens que cumprem medida e seus parentes. São promovidas, semanalmente, diversas atividades colaborativas em espaços de convivência para os participantes. Já o segundo lugar ficou com a “Oficina do Futuro”, que ensina os próprios acautelados a realizarem a manutenção das máquinas do laboratório de informática da unidade. Eles ainda participam de cursos profissionalizantes on-line, em parceria com instituições de ensino à distância.
O Centro Socioeducativo de Unaí, no Noroeste do Estado, também recebeu premiação. Buscando trabalhar a teoria e prática instrumental e estimular a expressividade junto aos adolescentes, o projeto “Nascer para musicalização e desenvolver a arte para a liberdade” foi o terceiro selecionado.
Com o objetivo de proporcionar atividades esportivas e culturais extramuros junto aos adolescentes e servidores do Centro Socioeducativo do Horto, fortalecendo a boa relação entre as duas partes, o “Ecoa Horto” ficou com a quarta colocação. O projeto “Salão Escola Boa Imagem”, do Centro Socioeducativo Santa Terezinha, que fomenta a profissionalização dos jovens por meio do curso de formação básica de cabeleireiro, foi o quinto selecionado. Ambas as unidades estão localizadas em Belo Horizonte.
Arte
Durante a segunda edição do “Boas Práticas”, um adolescente acautelado no Centro Socioeducativo de Justinópolis, localizado em Belo Horizonte, declamou uma poesia que, de forma cômica, narrava uma confusão iniciada durante a representação da crucificação de Jesus. A apresentação faz parte das atividades do projeto “Estação Juventude”, desenvolvido na própria unidade.
Fonte: Agência Minas
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