segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Construção de Cense em Guarapuava depende de verba federal, diz Secretaria da Família

Sem previsão de investimento próprio do Estado em 2014, a construção de um Cense (Centro de Socioeducação) em Guarapuava depende que o governo federal envie recursos que foram pleiteados pela Secretaria Estadual da Família e do Desenvolvimento Social, e que são esperados para o ano que vem. Não há previsão, no entanto, de quando o aporte será transferido.

projeto da secretaria da familia prevê estrutura com 60 vagas
 - 40 masculina e 20 femininas

De acordo com a secretaria, além da unidade de Guarapuava estão planejadas construções e reformas de outras sete unidades no Paraná, para as quais foram requisitados recursos de diversos órgãos do governo federal e também do FIA (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência). Contudo, a unidade guarapuavana é um dos projetos prioritários para o Estado – ao lado da construção de uma nova unidade em substituição a uma antiga em Cascavel – e deve ser iniciada já com os primeiros recursos recebidos.



A Secretaria da Família planeja construir oito Censes no ano que vem, sendo três novos em Guarapuava, Telêmaco Borba e Apucarana, três em substituição a unidades antigas em Toledo, Cascavel e Pato Branco, e duas novas de semiliberdade em Maringá e Foz do Iguaçu.

Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria informou ainda que espera obter notícias sobre a previsão das verbas para as obras no início de 2014.

Cense

O Cense de Guarapuava terá 60 vagas – 40 masculinas e 20 femininas. A construção já tem consentimento do município, que dará a contrapartida do terreno.

Em 2012, havia outro projeto para a construção de um Cense em Guarapuava. O centro seria estritamente feminino, com apenas 20 vagas, mas como a demanda maior na região é de medidas socioeducativas de meninos o projeto foi alterado no início de 2013. Segundo dados do programa Formando Cidadão, que aplica as medidas socioeducativas em meio aberto em Guarapuava, apenas 17% dos casos de infrações cometidas por menores de idade envolveram meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário