sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeitura de SV firma acordo com Fundação Casa e prepara ações para jovens negros

Atividades serão voltadas para jovens que cumpriram medidas socioeducativas
Agência PMSV / Comunicação ,   facebook twitter orkut




A Prefeitura e a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) assinaram um Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira (19). Com o acordo, dados serão disponibilizados para a criação de trabalhos voltados aos egressos negros do sexo masculino entre 15 e 29 anos. 

O prefeito de São Vicente, Luís Claudio Bili, ressalta que todas ações para a inclusão são importantes. “Para mim, o ideal seria que não existissem esses trabalhos, pois vejo todos como iguais. Brancos e negros. Mas com a discriminação que eles sofrem, esses trabalhos ainda são necessários. Este é mais um avanço para toda a comunidade vicentina e auxiliará os egressos e os familiares". 

A coordenadora do (COPPIR), Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Alessandra Franco, explica que a parceria é importante para a implantação de trabalhos sociais por parte do Município. “A Fundação Casa tem dados de todos os jovens ingressados. Com esse acordo, poderemos saber quais são as zonas mais vulneráveis e aplicar projetos no lugar certo”. A data para a assinatura do contrato foi escolhida para abrir a Semana do Negro em São Vicente. 82% dos menores infratores são negros, de acordo com dados da Fundação Casa. 

O vice-presidente da Fundação Casa, Antônio Cláudio Flores Pitteri, ressalta que atender os jovens que deixaram a instituição ainda é um dos maiores desafios. “Para nós, esse pacto é muito importante, pois permite que possamos trabalhar com os jovens mesmo depois de eles terem saído”. 

Pitteri afirma que o índice de negros detidos é uma prova de que a discriminação racial ainda é forte na sociedade. “Infelizmente, não podemos dizer que não há preconceito no Brasil. Esse número elevado de jovens na Fundação Casa mostra que ainda faltam maiores trabalhos de inclusão social”. 

Centro de Referência 
A coordenadora do COPPIR de São Vicente, Alessandra Franco, revela que a intenção agora é criar um Centro de Referência ao atendimento do egresso da Fundação Casa em São Vicente. 

"Queremos formar um lugar que prepare, dê o primeiro emprego e atenda esses jovens, para que não voltem a cometer os mesmos erros", explica Alessandra. Ela ressalta que as ações já serão iniciadas imediatamente, com reuniões com representantes da Fundação Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário