sábado, 2 de novembro de 2013

Agente socioeducativo: Dupla Função (socioeducador e segurança)

O conflito entre segurança e socioeducação

Este estudo procurou analisar o profissional que trabalha como socioeducador e segurança em Centros de Socioeducação onde estão internados adolescentes que cometeram atos infracionais. Busca compreender os desafios e contradições inerentes a esta função que envolve duas linhas de ação, a de socioeducador e a de assegurar.

Percebe-se um ganho qualitativo para o Estado do ponto de vista administrativo e de custo, pois duas funções – segurança e socioeducador – puderam ser atribuídas ao mesmo profissional.

Deve-se considerar ainda que a dualidade de funções possa trazer consequências problemáticas, tendo em vista que cada uma das funções, segurança e socioeducação, possui características antagônicas entre si, que podem gerar conflitos e esgotamento físico e mental para o profissional.

Como os profissionais do sistema socioeducativo que exercem a função de agente socioeducador nos diversos Centros de Socioeducação estão exercendo a função de socioeducador e de segurança.

Afinal, a dualidade de funções é possível ou será a visão de um único profissional exercendo as funções de segurança e de socioeducador mero formalismo?
A internação do adolescente em um Centro de Socioeducação não tem caráter meramente punitivo, o objetivo maior é a sua ressocialização, cabendo aos Agentes socioeducadores participar desta tarefa, possibilitando condições para que os adolescentes reflitam sobre as consequências de seus atos, mudem o seu modo de pensar e agir e possam voltar ao convívio social. Porém, como fazê-lo em um ambiente de contenção? De que forma o mesmo profissional que mantém o adolescente recluso pode orientá-lo no caminho da socioeducação? Por outro lado, o que motiva o profissional a realizar esta tarefa?

O ECA regulamenta quais são e em que casos devem ser aplicadas as medidas socioeducativas a adolescentes que cometeram atos infracionais.
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) (BRASIL, 2006), por sua vez, informa as diretrizes de como deve ser a execução das medidas, bem como a estrutura física e organizacional das unidades de atendimento socioeducativo. Entretanto, ambos tratam muito superficialmente dos profissionais que executam as medidas socioeducativas.

Em quê essa dualidade influi em seu trabalho e quais as consequências disso, principalmente se ocorre conflito entre os dois papéis.

Com vistas a está discussão propõe-se a: descrever a função do agente socioeducativo; descrever o seu papel enquanto segurança e socioeducador; verificar se é possível exercer as duas funções ao mesmo tempo; e identificar possível existência de conflitos entre essas duas funções.

Para o exercício da função de agente socioeducador, não se exige formação específica, apenas o ensino médio completo. O indivíduo que a exerce foi aprovado em concurso público, mas não há um preparo direcionado ao desempenho da função, visto que a capacitação recebida apenas dá noções básicas das atribuições que irá executar.

O agente socioeducativol recebe, além do salário, a GREAT pelos riscos que corre, afinal, convive com os adolescentes, pode ser tomado como refém em caso de rebelião e, ao fazer as revistas nos internos, está sujeito a doenças contagiosas, devido ao contato direto com os internos, suas roupas e objetos.
 Ainda, devido a tensão e ao estresse que a profissão pode provocar, é possível que alguns profissionais desenvolvam transtornos físicos ou mentais. (FALTA RECEBER INSALUBRIDADE)

Deve-se considerar, a partir do exposto, que os agentes socioeducativos têm como função desenvolver atividades de caráter educativo e de segurança, estando inclusas as ações de cunho preventivo e ainda ações de cunho interventivo, repressivo, caso a prevenção falhe. Pode-se também considerar que cada profissional possui um modelo, uma concepção, do que considera socioeducação e segurança.
Este modelo esta impregnado pela subjetividade de cada um, e por isso pode ocorrer do profissional confundir socioeducação com assistencialismo, ou ainda confundir segurança com repressão.
Daí a necessidade de capacitação e treinamento, buscando sistematizar e padronizar as unidades e o trabalho de desenvolvimento nelas de acordo com as diretrizes e as orientações contidas no ECA e no SINASE.


Função segurança:

A segurança das unidades socioeducativas envolve a complexidade de um sistema que é grade e ‘tranca’ fugas e rebeliões. a segurança um dos pilares das unidades de socioeducação “Entendem-se como condições seguras, aquelas que garantem a integridade física, moral e psicológica dos adolescentes, funcionários e visitantes e que promovem a confiabilidade e a estabilidade nas relações interpessoais e intersetoriais de trabalho”.

Ainda sobre a segurança nas unidades socioeducativas, deve-se levar em conta o fato de os adolescentes estarem internados, ou seja, foi-lhes restringido o direito de ir e vir. Por melhores que sejam as condições em uma unidade socioeducativa com privação de liberdade, há um constante clima de tensão, seja pela privação de liberdade, seja pela existência de grupos rivais. Dessa forma, todos os que trabalham nessas unidades devem reconhecer os riscos existentes em cada situação.

No tocante ao exercício das atividades de segurança, os agentes socioeducativos atuam de forma proativa e, muitas vezes, impositiva, com o objetivo de inibir manifestações indesejadas, eliminar fatores de risco ou reduzir o potencial lesivo dos acontecimentos.
Os profissionais também procuram atentar-se às ações e às manifestações dos adolescentes, a fim de prever o próximo passo deles, pois a falta de segurança pode acarretar a perda de controle dos funcionários sobre a Unidade.

A segurança é feita por meio de conferência e controle, registro de fatos ocorridos, revistas pessoais e estruturais e controle de acesso e de circulação de pessoas ou de materiais.
Os agentes socioeducativos também fazem acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas por adolescentes, visitantes ou funcionários, mediante presença e atenção constantes nos diferentes espaços das unidades.


As atividades relacionadas à segurança desenvolvidas pelos agentes socioeducativos podem ser classificadas em ações preventivas e ações interventivas (repressivas), sendo que as preventivas são rotineiras e compõem uma série de procedimentos a serem adotados conforme a atividade a ser desenvolvida. A participação do agente socioeducativo ocorre por meio do apoio ao desenvolvimento das atividades socioeducativas ou pela atuação direta na atividade.
Vale destacar que os agentes socioeducativos trabalharam mais os aspectos relacionados a ações que inibam a ocorrência de eventos críticos, com sua presença ostensiva, desenvolvendo poucas atividades para promover a conscientização dos adolescentes.

Já as ações interventivas (repressivas) são procedimentos a serem adotados no caso de ocorrência de um evento crítico. Consistem na adoção de medidas para impedir ou dissuadir situações como fugas, rebeliões, agressões, depredações entre outras. Tais ações devem ser escalonadas e proporcionais à gravidade do evento.
O uso da força, caso seja necessário, não pode ultrapassar o limite do cumprimento do dever e da legítima defesa.


Função socioeducador

A sociedade tem uma visão limitada do trabalho realizado nos centros socioeducativos. Estes são vistos apenas como unidades coercitivas, cuja função é punir os adolescentes e tirar deles sua liberdade. Se bem que é verdadeiro o fato de que embora exista o caráter socioeducativo, todas as unidades fechadas, inclusive as instituições para adolescentes, reproduzam em grau maior ou menor a cultura do sistema penitenciário.
Basicamente, a função do agentes socioeducativo enquanto socioeducador é atuar como referência, como, por exemplo, passando informações que contribuam para o aprendizado do adolescente.
 Como exercem também atividades de segurança, os profissionais passam boa parte de seu turno literalmente trancados junto com os adolescentes, vivenciando situações desconhecidas dos demais socioeducadores, os quais têm contato com os adolescentes somente nos atendimentos.



José Antonio Haas Herculano
 Marcelo Comazzi Gonçalves

edição e publicação Rones Marciel



44 comentários:

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    1. Todos os funcionários da Fundação, são atores protagonistas da socioeducação. Segurança e pedagógico devem caminhar juntos e colaborarem mutuamente. Para que existam intervenções pedagógicas, é importante a disciplina dos adolescentes. O que não pode é confundir disciplina X violência; autoridade X autoritarismo. Portanto penso que ambos são necessários e indispensáveis. Concordo também que se façam capacitações para se estudar um pouco a adolescência, visto que ainda muito pouco se sabe sobre ela, especialmente a infratora.

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    2. To vendo que pelo teu papo tu nunca bateu um cadeado sequer numa galeria .

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    3. Você certamente acha o Setor pedagógico descartável. Já bati muitos cadeados, pois já fui Coordenador de Equipe, há 13 anos. Hoje sou da equipe pedagógica. Parece que você faz questão de não entender o que quis dizer.

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    4. fico só imaginando o tipo de coordenador que foi.

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    5. ESSE AI DEVE TER SIDO AQUELE COORDENADOR , QUE LEVAVA CHOCOLATE , BALA E OUTRAS COISAS MAIS PARA OS LADRÃO DENTRO DA FUNDAÇÃO , MADEIRA É POUCO PARA ELE .

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  2. esta profissão vive entre o amor e o ódio pois temos que ser perfeito em tudo, se houver a falha cera sempre do agente somos o ponto final quando não se tem mais quem culpar pelos erros aqui estamos nos para responder infelizmente quem passa 24h em regime fechado com os adolescentes é quem não é valorizado

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  3. Uma matéria muito bem feita, parabéns!

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  4. Dupla???? Quáduplo, quíntuplo.... Várias vezes fazemos papel de psicólogo, assistente social e por aí a fora....

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    1. é isso que somos na hora de realizarmos nosso trabalho, em compensação o salário!!!

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  5. Muito boa a matéria...acredito queé isso mesmo...

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  6. Concordo com o texto e o comentário acima, falta muito ainda para este profissional, pois a capacitação realmente passa apenas noções básicas do trabalho, falta treinamento especializado e direcionado para estes profissionais diante da socioeducação a dualidade de função! Lembrando ainda da valorização e dos direitos que este profissional deve ter como por exemplo a insalubridade, entre outras. Deve ser analisada estas situações que são necessárias e colocá-las em prática.

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  7. Eu estou na fundação desde 2005, e prestei concurso para agente de segurança, e o que me foi passado que trabalharia externo, e que só adentraria em casos como; revistas, motins, brigas, rebeliões(edital 2005), mas bem da verdade, para isso foi o cursinho de 5 dias, que nos deram, agora voltando ao assunto adolescente, eles, os jovens, nos vê como polícia e por que,como dizem eles; os senhores nos trancam, então deixe a gente ir embora, tanto que muitos nem querem conversar conosco, dizendo que somos "bicos sujos", "vermes", e que atrasamos a caminhada deles, etc..!

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  8. Gostaria de dizer ao amigo (também anônimo) que diz que pelo meu papo "nunca bati um cadeado sequer em uma galeria" , que ele está muito enganado, pois já fui da segurança (coordenador de equipe), bati muitos cadeados sim; e posteriormente e através de concurso entrei na área pedagógica. Pelo comentário, nota-se o clima "bélico" que o companheiro defende entre as diferentes equipes de um Centro. Parece que não é por aí.

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    1. Educar e fazer seguranca sao funcoes completamente diferentes e como tentar misturar agua e oleo e os profissionais da pedagogia principalmente da fundacao casa ganham um alto salario para bater papo fiado na pedagogia e apontar lapis essa que e a verdade quem trabalha 12 no patio sabe que nao estou mentindo

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  9. Parabéns pela matéria Jose antônio e Marcelo, isso me fez refletir que ganhamos pouco para fazermos duas funções tão complexas, espero que o governo federal um dia reconheça nossa profissão e crie algum beneficio em âmbito nacional para nossa carreira, pois hj ainda so é uma passagem para quem quer ir trabalhar no sistema prisional.

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  10. Infelizmente é isso que está ocorrendo no Sistema Socioeducativo no Brasil, os Profissionais não são valorizados, não são vistos como Profissionais, em alguns Estados nem são reconhecidos como "SOCIOEDUCADOR" aqui na BAHIA no nosso crachá tem Monitor, Salário Base $$ 700 e poucos, estamos lutando na Justiça por Independência Sindical,,,,,, os funcionários estão amordaçados pelo sistema politico atual..................... precisamos de um Sistema Socioeducativo NACIONAL ÚNICO, com NOMENCLATURA NACIONAL,SALÁRIO ÚNICO PARA TODO O BRASIL........................ O trabalho é o mesmo a Lei que rege é a mesma o ECA - SINASE é Nacional..... TEMOS QUE UNIR TODOS OS SOCIOEDUCADORES DO BRASIL.....................

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    1. É amigo, enquanto não nos unirmos e realizamos uma greve geral nacional, nada melhorará para nós, pois para o governo e sociedade á escória somos nós trabalhadores. Brasil, um país onde o certo é o errado e o errado é o certo!!! Fundação CASA, São Paulo.

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  11. Outro dia comentei esse mesmo assunto aqui ... que interessante ver que alguém se interessou sobre essa questão SEGURANÇA / EDUCAÇÃO ...comentei que nos forçaram a ir prioritariamente para educação cada vez mais já a segurança nós é cobrada e essa esta ficando num segundo plano ... só sei que para educar de um modo geral temos que ser flexíveis em todos os assuntos inclusive sobre uso de entorpecentes lícitos e ilícitos, roubos, estupradores, assassinos e mentes doentias da mais variadas possíveis , criminosos bárbaros de toda natureza onde a maioria de nós profissionais se quer tivemos noção em nossos lares .... nos jogam lá nos cobram um monte de coisas temos que educar temos que não deixá-los fugir temos que cuidar do patrimônio publico temos horário para cumprir com as atividades metas a serem cumpridas a sociedade cobra toda ora porque a taxa de reincidência é alta demais que fogem toda ora .... porque ... sera que todas unidades estão certas nesse contesto pedagógico sócio educativo

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  12. quero dois salarios então eu sou agente socioeducativo estou na unidade para orientar e educar trouxa são os funças que ficam dando a cara no patio para pegar p.a depois e os gestores sentados na cadeira falando que o funça fez merda

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  13. Muita coisa e verdade, mas em geral só quem está lá e q pode dizer e nós esposas, filhos, mães, país q não temos certeza se os nossos voltam depois d um dia d trabalho. Sem falar no estresse q eles passam. Em fim. Trabalham muito ganham pouco e são cobrados d mais.
    #palavras de uma esposa revoltada#

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  14. O povo so fica na conversa. . .tem que abrir o verbo em rede nacional e falar mesmo. . .ou entao para os seus afazeres no trabalho.
    falar menos e agir mais.

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  15. Pra falar a verdade sao duas realidades bem diferentes so quem ta no patio sabe como e o dia a dia e a dificuldade que enfrentamoa e isso que o amigo disse que damos a cara a tapa mesmo faltam condiçoes de tudo temos que nos virar o tempo todo com falta disso ou aquilo o que esta no papel e facil dizer ai quando o companheiro se afasta dizem que ele esta metendo o louco eu nao tiro a razao eu nunca precisei mais ja vi muito companheiro apanhando por falta de posicionamento da gestao ai culpam o coitado dificil profissao essa viu so quem e sabe o que passa no dia a dia um abraço a todos os funças e que Deus os guardem

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  16. Colegas o importante é que a instituição pague o que é DIREITO DE TODOS. Sem previlegiar um ou outro. Comprar o silencio de uns e outros serem torturados com pouca valorização verbal e financeira do cupula da fc. BONUS tem que ser estipulado um valor baseado em salario minimo e disponibilizar para todos de forma igualitaria e não prestigiando o amiguinho od rei e quem fica como bobo da corte é a maioriia que trbaalh e no fim do mes recebe sempre muito a mneos do que faz. Muitos colegas prejudicando coleag e esquece que hj está em cargo e amanhã pensou, que vai sair. O que falta é respeito de CIMA PRAA BAIXO E DE TODA CATEGORIA. Na ultima assembleia não tinha 200 pessoas. cRITICAR É FACIL, PARTICIPAR DAR A CARA É PARA POUCOS. DEUS olhe pelos seus filhos de forma bi tri lateral e não somente a uns e a outros que usa seu nmoe em vão.

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  17. Nós, sócio educadores, precisamos nos valorizar e valorizar o nosso trabalho, procurando ampliar nossos conhecimentos, não o encarando como um suplício. Depois sim lutemos para sermos valorizados e calar a boca daqueles que acham que somos "trogloditas" e ignorantes.

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  18. equipe pedagógica e se segurança, juntos no mesmo objetivo porem com conflitos entre as duas partes e uma diferença de salário enorme, euma diferença na cobrança de suas atribuiçoes e pontualidade ainda maior, como esperam que isso possa dar certo ? 2 trabalhos de vital importância porem valorizados de forma muito diferente e injusta por parte do Estado, A fundação parece não ter sido feita para dar certo, ou to falando demais...

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  19. Só faço uma pergunta aos pedagógicos de plantão:
    Quando há greve, todos param, menos a segurança? A cadeia pára? E se a Segurança Parar, psicólogos, assistente sociais e educacionais tocam a casa? Vamos ser honestos, não pagam nem uma escovação, sem maldade, mas ficam na barba mesmo, rajam até o fim e se acham melhores que o funça...quem é, conhece quem não é...

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  20. O profissional Agente de apoio Socioeducativo precisa antes de mais nada ser valorizado e reconhecido, pois em muitas unidades não é. Este mesmo profissional precisa ter sua função claramente determinada e estabelecida ter uma unica função e não duas, o trabalho tem que ser bem feito, bem realizado, é o que todos que trabalham em uma unidade ou fora dela querem deste profissional. Falta portanto para isto uma lei que determine definitivamente para este profissional uma única função, oficialmente e claramente determinada pelo Estado.

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  21. Você ficar 12 horas no mínimo tentando convencer quem já está convicto no crime não é para qualquer um, somente quem passou ou passa 12 horas no limite do stress, e ainda tentando mudar a ideia de uma pessoa que não está nem aí consigo mesma não é tarefa fácil. Devo ressaltar também que o que relatei não é desabafo, e sim uma simples narrativa do dia a dia de um agente, que são as pessoas mais próximas e que vivem a experiência na prática de conviver com vários adolescentes com infinitas personalidades, infelizmente em sua maioria com tendência para o mal; mas continuo cumprindo com meu dever, pois sou pago para isso e creio eu, como já disse, às vezes me sinto realizado em encontrar adolescentes que dão a volta por cima, e que com certeza sempre servem de exemplos nos diálogos do dia a dia, apesar da falta de reconhecimento do Estado que dia após dia vem retirando direitos e consequentemente com um salário que não condiz com a realidade do cargo e função, onde muitas vezes funcionários trabalham sob ameaça e em algumas vezes sofrem agressões, e ninguém fica sabendo.

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  22. todo o meu respeito aos agentes socios educativos, é uma profissão difícil, lidar com adolescentes, ladrão, assassinos, sequestradores estupradores problemáticos que nem os pais conseguiram passar ensinamentos de educação,caráter, cidadania,,muitos pais até desistiram, não é facil, falo com tranquilidade pois sou agente penitenciária de uma Penitenciária Feminina, é uma população carcerária complicada as mulheres e adolescentes, são os piores em disciplina, que Deus nos ajude!!!! Jesus acende a luz !!!!!!!!!!!!

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  23. todo o meu respeito aos agentes socios educativos, é uma profissão difícil, lidar com adolescentes, ladrão, assassinos, sequestradores estupradores problemáticos que nem os pais conseguiram passar ensinamentos de educação,caráter, cidadania,,muitos pais até desistiram, não é facil, falo com tranquilidade pois sou agente penitenciária de uma Penitenciária Feminina, é uma população carcerária complicada as mulheres e adolescentes, são os piores em disciplina, que Deus nos ajude!!!! Jesus acende a luz !!!!!!!!!!!!

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  24. Boa tarde! A todos , como uma vez um professor me falou; pediu para que deixa os mlk colocar a rede no gol, aí falei por que tirararam ? Ele me respondeu por que quanto a rebelião os agentes são amarrado com agentes redes, tornei a falar pó então por que vc quer que o os mlk usa a rede tá doido quer ficar preso ele me repondeu eu não vc pois com os professores eles não coloca a mão na contenção quantos ficam da pedagogia e psicologia me poupa comentários infames.

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  25. Gostaria de saber o currículo dos autores da matéria acima, pois pretendo inserir trechos deste estudo no meu TCC sobre as unidades da Funase em Pernambuco.

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    1. Abaixo um link para você ler o artigo completo.
      http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10674

      EDUCADOR SOCIAL: SEGURANÇA E SOCIOEDUCADOR, A CONCILIAÇÃO
      Artigo apresentado ao Departamento de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2010, no curso de especialização em Gestão de Centros de Socioeducação, como requisito para a obtenção do título de especialista, sob a orientação do Professor Marcelo Gomazzi Gonçalves.

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  26. O trabalho socioeducativo é um trabalho sem fundo científico, não existe ,o agente trabalha como carcereiro ,quantas vezes o trabalhador evita uma rebelião às custas de sua integridade física ? São vários motins que surgem e o agente sai machucado,quase uma cultura medieval depois ficar mostrando os ferimentos e se vangloriando,entende-se que o ser humano tem uma capacidade absurda de adaptação, mas uma adaptação para certos momentos de dificuldade,sendo assim ,estudar e procurar algo diferente é uma opção viável ,considerando que realmente queira sair dessa vida ,carências à parte, existem outros concurso .

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  27. Boa noite. Fiz concurso ano passado pra agente socio educativo e acabei de ser chamada. No edital diz q a funcao seria zelar pela seguranca dos educandos e conduzir em seguranca ate os portoes e garantir o ir e vir com seguranca. Mas lendo os comentários, confesso q fiquei um pouco assustada. É tao perigoso assim mesmo? Anonimo RJ

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  28. Aqui no Piauí o agente penitenciario ganha em torno de sete mil reais, com todas as garantias que as leis lhes garantem, e conversando com um, nenhum deles aceitaria trocar de função. Nós do sindsasc pi não entendemos porque vocês dos Estados ricos ainda não puxaram uma greve nacional pela valorização da categoria no país, a lei cada vez mais protege o criminoso assim temos que brigar pela nossa defesa. O momento é este Gregório - SINDSASC/PI

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  29. Aqui no Piauí o agente penitenciario ganha em torno de sete mil reais, com todas as garantias que as leis lhes garantem, e conversando com um, nenhum deles aceitaria trocar de função. Nós do sindsasc pi não entendemos porque vocês dos Estados ricos ainda não puxaram uma greve nacional pela valorização da categoria no país, a lei cada vez mais protege o criminoso assim temos que brigar pela nossa defesa. O momento é este Gregório - SINDSASC/PI

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  30. Saudações antigos companheiros...digo antigos pois faz algum tempo que deixei as fileiras da fundação casa... quando eu entrei na fundação eu tinha muito orgulho de mim mesmo trabalhava com uns caras que pra mim são tropa de elite...caras corajosos aprendi muito com eles...mas infelizmente tinha o outro lado sempre atrapalhando com essas ideias "vermelhas" de que estavam ali pra recuperar o adolescente...eu sempre pensei o contrário, que eu estava ali pra fazer eles pagarem pelos erros... Comecei a ver que era um barco sem rumo, recentemente me falaram que proibiram o pessoal de usar as camisetas de polícia penal, ainda bem que não fiquei pra ver esse dia só fiquei sabendo... passei por uma rebelião e um atentado contra a minha vida e estou aí seguindo sem ter que ver nenhuma véia perguntando como anda o sentimento de ladrão como eu costumava ver... Saúde guerreiros!

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