quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sindicato denuncia que 'nova Unai' não é adequada para receber adolescentes

O complexo de unidades de internação de adolescentes de Cariacica-Sede vem sendo alvo de protestos de moradores da região. Nessa segunda-feira (22), a população recebeu a informação de que os adolescentes que atualmente estão na Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Maruípe, Vitória, serão transferidos para Cariacica.
 
 
Os moradores não querem mais uma unidade no bairro e reclamam da insegurança que o Complexo traz para a região. Os agentes socioeducativos também se opõem à transferência de adolescentes para a unidade de Cariacica. nte (Unaed), que já foi desativada. No entanto, foi construída, no local em que funcionava a lavanderia do complexo e vizinha à rua, uma unidade improvisada da Unai. Eles denunciam que a unidade foi improvisada e não oferece condições adequadas para receber os adolescentes.
 
O local, segundo o Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sinases), funcionava anteriormente como lavanderia. As paredes, por exemplo, são azulejadas, o que constitui risco, já que, uma vez quebrados, os azulejos se transformam em armas. 
 
Fuga 
 
Por conta do protesto dos moradores contra a transferência de mais adolescentes para o complexo de Cariacica-Sede, a Gerência de Segurança orientou aos gerentes das Unips I e II e da UFI que suspendessem todas as atividades nas unidades, já que havia risco de os agentes não conseguirem chegar às unidades para assumirem os plantões. 
 
As gerências da Unip I e da UFI acataram a determinação e suspenderam as atividades pedagógicas por risco à segurança. Já a gerente da Unip II, Tereza Regina Soares, não acatou a recomendação e manteve a rotina diária normal. 
 

Por conta disso, segundo os agentes, ocorreram tentativas de fuga e três adolescentes conseguiram fugir. Além disso, durante as tentativas houve um princípio de rebelião em que alguns agentes socioeducativos acabaram agredidos. Na ocasião, eram 26 adolescentes para, no máximo, três agentes. 

http://seculodiario.com.br/13541/11/sindicato-denuncia-que-nova-unai-nao-e-adequada-para-receber-adolescentes-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário