terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bope invade unidade de internação após novo motim de menores infratores

ALAGOAS

Menores infratores realizam motim na Unidade de Internação Masculina
Menores infratores realizam motim na Unidade de Internação Masculina

O clima permanece tenso no Núcleo Estadual de Assistência Socioeducativa (Neas), que abriga a Unidade de Internação Masculina (UIM). Desde a sexta-feira, 18, menores que cumprem medida socieducativa promovem um motim nas dependências da unidade, provocando destruição e ameaças.

Embora a Secretaria da Paz, que é responsável pela administração da unidade, não se manifeste oficialmente, familiares dos infratores fazem denúncia de maus-tratos, tráfico de drogas e de celulares dentro das unidades. De acordo com mães de menores apreendidos, eles estariam sendo agredidos por monitores dentro das instalações e exigem a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude para avaliar a situação.

Monitores e militares se concentram em frente ao Neas, enquanto os menores aparecem nos telhados e ameaçam invadir a ala com os menores que cometeram crimes hediondos e não possuem convivência.
Na sexta, dia 18, seis menores conseguiram fugir da unidade.

Após autorização da Justiça, militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ocuparam a sede do Neas e, utilizando armas de baixa letalidade, contiveram o motim. Dois menores – apontados como líderes – serão transferidos para outra unidade.

Um comentário: