segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Confraternização celebrou sete anos da CASA Escola de Rio Claro



A unidade CASA Escola de Rio Claro celebrou sete anos de funcionamento nesta sexta-feira (13 de setembro), com a presença da presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, do deputado estadual Aldo Demarchi, vereadores, outras autoridades da região, representantes da sociedade civil e do Estado.

Parte do cardápio do café da manhã oferecido aos convidados foi preparada pelos jovens que frequentam as aulas de panificação, um dos cursos de educação profissional básica oferecidos no local.

Desde o início, em 2006, a gestão do centro socioeducativo é compartilhada entre a Fundação CASA e a União de Amigos (Udam), organização não-governamental que atua no município. No CASA, aplicam-se as medidas socioeducativas de internação e internação provisória. O índice de reincidência é um dos mais baixos do sistema, com cerca de 3%.

"Para que projetos desse tipo saiam do papel, no entanto, é preciso coragem, determinação e, acima de tudo, visão humanística por parte dos ocupantes de cargos públicos", comenta o deputado Aldo Demarchi. "Por isso, temos de aplaudir a atitude do ex-prefeito Nevoeiro Júnior, da ex-vice-prefeita e então secretária de Ação Social, Candinha Demarchi ,- aqui presente - e da União de Amigos do Menor (Udam), pela firmeza com que apoiaram em setembro de 2006 a instalação em Rio Claro de uma das primeiras unidades da Fundação CASA", acrescenta o deputado.

Nesse período, segundo o diretor do centro, Luis Vanderlei de Oliveira Nery, alguns resultados foram colhidos, como a inserção de jovens no mercado de trabalho da região, aproximação com a rede de proteção do município e atuação contínua com o Poder Judiciário e o Ministério Público para a adequação das medidas a serem aplicadas.

“O desafio agora é conseguirmos que a sociedade supere o entendimento de que a medida seja punitiva em vez de ser socioeducativa”, analisa o diretor. “Nesses anos conquistamos bons resultados e a rede de atendimento local foi e é bastante receptiva.”

No centro socioeducativo, cada jovem tem seu plano individual de atendimento (PIA), conforme a previsão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Eles recebem atendimento psicossocial e da área da saúde de profissionais da ONG.

A agenda pedagógica da internação, a cargo da Udam, envolve oficinas de arte e cultura e cursos de educação profissional básica nas áreas de doceiro, salgadeiro, mecânica de autos e técnico de som. Os adolescentes ainda têm aulas da escola formal, ministradas internamente por professores da rede pública estadual.

“Praticamos o atendimento humanizado, dentro das diretrizes da Fundação CASA”, afirma o diretor. “Além de ter práticas condizentes com a legislação, procuramos fortalecer os vínculos familiares”, acrescenta o gerente do CASA pela Udam, Luiz Carlos Lauriano Jardim.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/17916/confraternizacao-celebrou-sete-anos-da-casa-escola-de-rio-claro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário