![]() |
Unidade onde menores estão internados, em Marechal Deodoro, não oferece segurança (Foto: Reprodução/TV Gazeta) |
Um dos menores foi reapreendido pelo monitor da unidade e o outro está foragido. A fuga aconteceu um dia após o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Ney Alcântara, determinar que o Estado transfira os 10 menores infratores da unidade, pois segundo ele o local não tem estrutura e nem segurança.
A chefia de operações da Delegacia de Marechal Deododo afirmou que não foi comunicada sobre a fuga e que não realizou rondas à procura do menor. A Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), que é responsável pelo Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), afirmou que a segurança no local foi reforçada.
O motivo da fuga teria sido a insatisfação dos adolescentes em relação à transferência determinada pela Justiça.
O aposentado Ricardo Silva, que mora na Rua Senador Divaldo Suruagy, viu quando a fuga aconteceu e denunciou a falta de segurança da vizinhança à reportagem do G1. "Minha casa fica ao lado da unidade e quando eu estava saindo com o carro, por volta das 9h30, uma empresa estava entregando o almoço dos menores, quando os dois tentaram fugir. Um deles foi pego", contou.
"Eu já havia reclamado com o proprietário do imóvel, pois é uma irresponsabilidade alugar o local, que não possui nenhuma segurança e estrutura para isso. Além de ser uma área residencial. Se um deles pula o muro da minha casa, coisa boa não vai acontecer. O medo é grande", afirmou Silva.
O local, situado na Chácara Recanto dos Anjos, funciona como uma das três unidades temporárias utilizadas pelo estado para reduzir o problema da superlotação no complexo do Neas, que envolve a Unidade de Internação Masculina (UIM), Unidade de Internação de Jovens e Adultos (UIJA), entre outras.
Estrutura precária
Esta semana, a Promotoria e o Juizado da Infância e da Juventude visitaram a Chácara Recanto dos Anjos e constataram que o local não é adequado para o cumprimento de medida socioeducativa de internação e não possui o mínimo de segurança necessário para garantir a integridade física dos educandos e monitores que trabalham no local.
![]() |
Interno aparace no muro com rosto coberto e armado com pedaço de madeira. (Foto: Natália Souza/ G1) |
Fugas
O início do mês de setembro foi marcado por motins e rebeliões, com direito a incêndio em colchão. Sete menores fugiram da UIM, situada no Tabuleiro do Martins, em Maceió, na noite do domingo (15). Três deles foram recapturados ainda durante a noite. Os outros quatro ainda não foram encontrados.
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/09/adolescentes-fogem-de-unidade-de-internacao-em-marechal-deodoro-al.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário