domingo, 29 de setembro de 2013

Adolescentes fogem de unidade de internação em Marechal Deodoro, AL

Um dos menores foi reapreendido por monitor e o outro está foragido.População reclama de falta de segurança na rua da unidade provisória.

Unidade onde menores estão internados, em Marechal Deodoro, não oferece segurança (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Unidade onde menores estão internados, em
Marechal Deodoro, não oferece segurança
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Dois adolescentes fugiram da unidade provisória de internação do Estado, na Barra Nova, em Marechal Deodoro, no início da manhã deste sábado (28).

Um dos menores foi reapreendido pelo monitor da unidade e o outro está foragido. A fuga aconteceu um dia após o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Ney Alcântara, determinar que o Estado transfira os 10 menores infratores da unidade, pois segundo ele o local não tem estrutura e nem segurança.

A chefia de operações da Delegacia de Marechal Deododo afirmou que não foi comunicada sobre a fuga e que não realizou rondas à procura do menor. A Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), que é responsável pelo Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), afirmou que a segurança no local foi reforçada.

O motivo da fuga teria sido a insatisfação dos adolescentes em relação à transferência determinada pela Justiça.
O aposentado Ricardo Silva, que mora na Rua Senador Divaldo Suruagy, viu quando a fuga aconteceu e denunciou a falta de segurança da vizinhança à reportagem do G1. "Minha casa fica ao lado da unidade e quando eu estava saindo com o carro, por volta das 9h30, uma empresa estava entregando o almoço dos menores, quando os dois tentaram fugir. Um deles foi pego", contou.

"Eu já havia reclamado com o proprietário do imóvel, pois é uma irresponsabilidade alugar o local, que não possui nenhuma segurança e estrutura para isso. Além de ser uma área residencial. Se um deles pula o muro da minha casa, coisa boa não vai acontecer. O medo é grande", afirmou Silva.
O local, situado na Chácara Recanto dos Anjos, funciona como uma das três unidades temporárias utilizadas pelo estado para reduzir o problema da superlotação no complexo do Neas, que envolve a Unidade de Internação Masculina (UIM), Unidade de Internação de Jovens e Adultos (UIJA), entre outras.

Estrutura precária

Esta semana, a Promotoria e o Juizado da Infância e da Juventude visitaram a Chácara Recanto dos Anjos e constataram que o local não é adequado para o cumprimento de medida socioeducativa de internação e não possui o mínimo de segurança necessário para garantir a integridade física dos educandos e monitores que trabalham no local.

Interno aparace no muro com rosto coberto e armado com pedaço de madeira. (Foto: Natália Souza/ G1)
Interno aparace no muro com rosto coberto e
armado com pedaço de madeira.
(Foto: Natália Souza/ G1)
“Todas as janelas são de vidro e também tem portas de vidro. As beliches onde os menores vão dormir são de madeira de primeira qualidade, mas que podem ser transformadas facilmente em armas. Apesar de existir uma cerca elétrica, o muro é baixo e o próprio telhado da residência se une com o telhado de outra residência. Então não tem nenhuma segurança”, explica o juiz Ney Alcântara.

Fugas

O início do mês de setembro foi marcado por motins e rebeliões, com direito a incêndio em colchão. Sete menores fugiram da UIM, situada no Tabuleiro do Martins, em Maceió, na noite do domingo (15). Três deles foram recapturados ainda durante a noite. Os outros quatro ainda não foram encontrados.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/09/adolescentes-fogem-de-unidade-de-internacao-em-marechal-deodoro-al.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário