quinta-feira, 30 de maio de 2013

Após 6h de negociação, termina rebelião na Fundação Casa

Depois de 6 horas de negociação, terminou no início da noite desta quinta-feira a rebelião organizada por 40 internos da unidade da Fundação Casa de Itanhaém. Segundo a administração da unidade, os jovens se rebelaram após uma tentativa de fuga. Sete funcionários, incluindo o diretor da unidade, foram feitos reféns. Outros dois adolescentes, que não participavam da confusão, também ficaram em poder dos jovens e sofreram ferimentos leves. Eles receberam atendimento no pronto-socorro.
Internos realizam rebelião na Fundação Casa de Itanhaém, SP (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)
A confusão na unidade que abriga 64 jovens teve início por volta das 12h30. Uma tentativa de fuga, segundo a administração da Fundação Casa, teria motivado a rebelião entre os internos.

Com tesouras e pedaços de objetos, os internos renderam seis agentes socioeducativos e os levaram para o telhado da unidade. O diretor da unidade também ficou nas mãos dos menores enquanto intercedia pelos funcionários.

Horas depois, cinco funcionários foram liberados. Por apresentarem ferimentos, eles foram encaminhados para o pronto-socorro.

Somente por volta das18h30, quando o grupo de apoio formado por agentes de segurança da Fundação Casa entrou no local, os adolescentes decidiram se render e liberaram os dois funcionários.

Conforme informações do corregedor-geral da Fundação Casa, Jadir Pires de Borba, como não havia um motivo aparente para o início da rebelião, a negociação com os jovens foi complicada. 

De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade, os internos chegaram a atear fogo em alguns objetos. Eles também destruíram mesas e cadeiras da unidade. À Reportagem a mãe de um dos internos rebelados informou que seu filho havia levado um tapa no rosto de um dos agentes da unidade. Isso também teria provocado a fúria dos jovens. O caso será investigado pela Corregedoria Geral da Fundação Casa. A última rebelião organizada no local aconteceu em setembro do ano passado.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=192106&idDepartamento=11&idCategoria=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário