terça-feira, 30 de abril de 2013

Pesquisa mostra que 71% dos adolescentes infratores são reincidentes

Setenta e um por cento dos adolescentes internados provisoriamente no Centro Socioeducativo da Capital praticaram 2 ou mais atos infracionais. Amaioria realizou roubo e afirma que teve como motivação o desejo pelo dinheiro. Estes e outros dados são levantados pelo Juizado da Infância e Juventude com o objetivo de descobrir o perfil dos adolescentes que cumprem medidas no sistema socieducativo em Mato Grosso.
Quarenta e quatro adolescentes internados provisoriamente e 38 internados em definitivo na unidade, somando 77 jovens, foram entrevistados a partir de um questionário desenvolvido pelo Juizado. Os resultados apresentam que em geral os internos são negros, pardos, originados de família com renda variando entre 1 e 2 salários mínimos e dividida pelo divórcio dos pais. Os dados coletados entre os internos em cumprimento de sentença também são semelhantes e apontam para um cenário que poderia explicar a incidência cada vez maior de adolescentes envolvidos na criminalidade.
Dos 44 entrevistados provisórios, 23 são da Capital e 21 do interior. Entre os 43 que responderam à pergunta de qual tipo de ato infracional foi praticado, 29 realizaram roubo, 5 tráfico de drogas, 3 homicídios, 1 furto e 1 latrocínio. Em relação à reincidência, 12 afirmaram ter cometido os atos apenas 1 vez, 11 jovens por 2 vezes, 5 adolescentes 3 vezes e 13 internos mais de 3 vezes.
Para o juiz da infância e juventude da Capital, Antônio Veloso Peleja, responsável pelo questionário, o retorno à prática delituosa aponta para as condições atuais de ressocialização dos internos. Infraestrutura das unidades e outros fatores como a dependência química e envolvimento com pessoas presas potencializam a reincidência.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=425957

Nenhum comentário:

Postar um comentário