quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Adolescente de 17 anos já praticou mais de 30 furtos em Passos, MG

O aumento da criminalidade na cidade de Passos (MG) é uma questão que vem sendo discutida nos últimoes meses. O que mais preocupa é a participação de menores nos atos infracionais. Um exemplo é um adolescente de 17 anos, que já participou de mais de 30 crimes neste ano, segundo a Polícia Militar, e continua nas ruas. Ele só vai completar 18 anos em maio do próximo ano.
As autoridades do município tentam resolver o problema e buscam um centro de internação para o jovem, que é usuário de drogas. Mas enquanto isso não acontece, os moradores e comerciantes vivem com medo.
Uma choperia, no Centro da cidade, tem alarme que detecta a presença de movimento, mas isso não foi o suficiente para evitar o roubo de R$ 900 do caixa do estabelecimento. Segundo Juliano Medeiros, gerente da choperia, o mesmo criminoso já entrou pela porta de vidro três vezes nos últimos meses.
“É impressionante a habilidade deste menino, ele consegue entrar com muita facilidade. Esses furtos constantes vão me obrigara reforçar ainda mais a segurança”, comenta.
O adolescente aparece também nas imagens captadas pelas câmeras de segurança de uma lanchonete, que já foi alvo de furtos quatro vezes. Segundo os responsáveis pela lanchonete, o que impressiona é a facilidade com que ele abre a porta de vibro, vai até o caixa, pega todo o dinheiro e sai, tranquilamente, e ainda fecha a porta.
De acordo com o comandante da 77ª Companhia da Polícia Militar de Passos, Capitão Afrânio Tadeu Garcia, os furtos praticados pelo menor e registrados neste ano, em algumas vezes, tiveram a participação de outras pessoas. “Ele não age sempre sozinho, em alguns casos, detectamos a presença e a ajuda de outros menores. Quase todas as vezes que ele comete um furto, é capturado com o material, que é entregue para a Polícia Civil, mas logo em seguida ele retorna às ruas, pois não pode continuar preso”, explica.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê internação do menor infrator em estabelecimentos educacionais, mas na região do Sul de Minas não há entidades que atendam estes menores. O Conselho Tutelar de Passos acompanha o caso do adolescente e admite as dificuldades. “Já tentamos várias medidas para promover a recuperação deste adolescente, mas ele não cumpre as medidas e costuma furtar para comprar drogas”, esclarece Adriana de Souza Bastos, presidente do Conselho Tutelar da cidade.
Ainda de acordo com ela, a família do jovem é um entrave na recuperação do menor. “A mãe dele é prostituta e o pai dele está preso, o que dificulta ainda mais a reestruturação do jovem”, completa.
O capitão da Polícia Militar lembra ainda que já conversou com o Ministério Público sobre a necessidade de internação do adolescente em outras cidades do estado ou até mesmo em São Paulo. No entanto, nada foi conseguido. “Por ora, a solução é tentar prevenir os furtos”, finaliza.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/10/adolescente-de-17-anos-ja-praticou-mais-de-30-furtos-em-passos-mg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário