Abaixo-assinado já tem quase 4 mil assinaturas de moradores contrários.
Unidade, que fica no centro da cidade, deve ser inaugurada em julho.
Comerciantes do centro de Marília (SP) querem impedir a instalação de uma unidade da Fundação Casa. Eles acreditam que os imóveis próximos serão desvalorizados e que, por medo, os clientes deixariam de frequentar as lojas e restaurantes. Um abaixo-assinado já tem quase 4 mil assinaturas de moradores contrários à instalação. Atualmente a cidade conta com uma unidade prisional de regime fechado, que fica na Rodovia Rachid Rayes.
A unidade já está com quase tudo pronto para começar a funcionar. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de julho. O local atenderá 20 jovens infratores de Marília e região, com idades entre 12 e 21 anos. Eles deverão ficar na casa entre quatro e seis meses.
O advogado Rodrigo Morales também está reunindo documentos para mover um processo contra a instalação da unidade no centro da cidade. Para ele, a inauguração da Fundação Casa tem que obedecer ao plano diretor do município e ao estatuto de Marília.
Em todo estado de São Paulo, a Fundação Casa tem 25 unidades que atendem jovens em regime de semiliberdade. Em Marília, a instalação foi uma exigência da promotoria pública que, em 2003, entrou com uma ação obrigando a cidade a oferecer o atendimento ao menor infrator.
Fachada de muro verde é o local escolhido para instalação da unidade (Foto: Reprodução/TV Tem)
A ação foi movida pelo promotor da Vara da Infância e Juventude, Jurandir Afonso Ferreira. Ele afirma que a medida socioeducativa de semiliberdade está prevista do Estatuto da Criança e do Adolescente e que as pessoas estão com medo porque não conhecem o trabalho da Fundação Casa.
Em nota, a prefeitura disse que não foi procurada pela direção da fundação para a escolha do local. Nesta terça-feira (12), os comerciantes da região, a prefeitura e o diretor regional da Fundação Casa se reuniram para discutir a instalação da unidade. Até o final da tarde o encontro não havia terminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário