terça-feira, 6 de março de 2012

Participação de menores no crime preocupa Ministério Público em Taubaté

Ministério Público pede mais investimentos em projetos sociais em Taubaté
A participação de menores no crime preocupa o Ministério Público, em Taubaté. A cada três dias, um adolescente é encaminhado para a Fundação Casa da cidade. Para a promotoria, investimentos em projetos sociais poderiam ajudar a reverter essa situação.

De cada 10 adolescentes da Fundação Casa, 5 se envolveram com o tráfico de drogas. E 4, com roubos. Um menor foi detido há três meses, após dois assaltos à mão armada. "A pressa que a adolescência tem, de querer o dinheiro, de querer o que quer, na hora assim. Desejo de jovem mesmo. Queria comprar roupa, sapato, essas coisas assim", contou.

Nos últimos dois anos, a Fundação Casa de Taubaté registrou uma média impressionante de internações. A cada três dias, a unidade recebeu um novo interno.

"Eu acho que o jovem, ele só vai para o crime quando ele não tem esperança. Ele precisa acreditar no seu futuro, ele precisa olhar para o futuro e enxergar o futuro. E, pra isso, ele precisa de uma boa educação, cultura, esporte, lazer e perspectiva boa de vida, e uma boa base familiar, que pode ser atendida com maior apoio à família por parte do poder público", contou o promotor Antônio Carlos Ozório.

Para mudar esse cenário, o promotor da Vara da Infância e Juventude defende um investimento maior em programas sociais voltados a crianças e adolescentes. Para deixar a violência do lado de fora da vida dos jovens, um projeto social de Taubaté investe em atividades fora do período escolar. No local eles recebem apoio pedagógico, orientações e aprendem a dar nova forma e cor à realidade que vivem.

O lar atende menores de 6 a 14 anos. A maioria deles mora em bairros considerados violentos. "Eles vivem num ambiente muito vulnerável nesse sentido. Então, com isso, a gente espera que eles vão formando uma consciência pra buscar uma vida honesta, e fugir desse mundo da criminalidade", contou Elza Maria Pianta, diretora do lar.

O projeto oferece aulas de artes, música, informática. Oportunidades que eles não teriam em casa. A Secretaria de Esporte e Lazer de Taubaté informou que mantém três projetos sociais para tirar crianças e jovens das ruas. Juntos, eles atendem seis mil menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário