sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Menores infratores fazem reféns em unidade de MT e pedem transferência

Motim teve início no refeitório da unidade do socioeducativo em Cuiabá.
Segundo a Sejudh, 15 menores usam armas artesanais para manter 2 reféns.

Menores infratores fazem motim no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri) (Foto: Guto Abranches/TVCA)


Quinze menores infratores iniciaram um motim no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri), em Cuiabá, e fizeram dois reféns na unidade para pedir transferência da unidade nesta quarta-feira (25).

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), o princípio de rebelião teve início durante o horário do almoço.

O presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS), Paulo César de Souza, confirmou o motim e afirmou que uma equipe de agentes tenta controlar a situação.

Segundo a Sejudh, os menores infratores mantêm os dois reféns com armas artesanais dentro do refeitório da unidade.

Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do juizado da Vara da Infância e Juventude tentam fazer a liberação dos reféns e negociam com os menores infratores.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2017/01/menores-infratores-fazem-refens-em-unidade-de-mt-e-pedem-transferencia.html


Diretor do Pomeri alega que internos querem acesso a drogas e celulares

Os quatro jovens maiores de idade identificados como líderes do motim ocorrido no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Complexo Pomeri) querem ser transferidos para presídios normais para ter acesso a drogas e telefones celulares. A afirmação é do superintendente do sistema socioeducativo de Mato Grosso, Edson Pereira Cruz.

O quarteto que hoje tem 18 anos, em companhia de outros 11 internos fizeram dois adolescentes reféns os ameaçando mata-los usando chuços e armas artesanais por mais de duas horas. Eles exigiam que fossem transferidos para unidades prisionais para adultos.

pomeri-rebeliao2.jpg

O motim aconteceu em uma ala onde ficam os internos permanentes, que já completaram a maioridade e cumprem o período de três anos. Vários colchões foram queimados. Policiais militares, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e até o helicóptero Águia estiveram presentes negociando com os jovens.

Eles conseguiram fazer com que os internos liberassem os dois menores e se entregassem. As duas vítimas, com alguns ferimentos leves foram socorridas por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda de acordo com o superintendente, todos os envolvidos no motim foram encaminhados a 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé e os maiores de idade serão responsabilizados criminalmente pelos crimes.
O Complexo do Pomeri interna atualmente 40 adolescentes e outros 20 jovens internados permanente.

http://www.folhamax.com.br/policia/diretor-do-pomeri-alega-que-internos-querem-acesso-a-drogas-e-celulares/112438

Nenhum comentário:

Postar um comentário