quarta-feira, 29 de junho de 2016

concursados do Degase protestam acampando nas escadarias da Alerj

Eles dizem que funcionários não concursados estão ocupando as vagas

RIO - Um grupo de concursados do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) está acampado, desde a noite desta segunda-feira, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no Centro. Os integrantes do ato alegam que, após serem aprovados, foram convocados para um curso necessário para a efetivação, concluído em dezembro de 2015, e até hoje não foram nomeados. Eles montaram uma barraca e afirmaram que só deixam o local depois que forem recebidos na Alerj. Os manifestantes disseram ainda que outros colegas devem se juntar ao grupo nesta terça-feira.

Durante a madrugada, pelo menos sete concursados estavam no local. De acordo com o grupo, que apresentava uma faixa com os dizeres: “Nomeação Já, 6ª turma do Degase”, na ocasião em que o curso de formação foi realizado, o órgão teria contratado agentes não concursados, que estariam ocupando as vagas até hoje.

— Os mais de 300 contratados estão trabalhando e ocupando as vagas que seriam nossas. No nosso curso de formação (que durou 40 dias), muitos que estavam trabalhando deixaram seus empregos porque era em regime integral — afirmou Diego Ferreira de Oliveira, de 29 anos, que estava acampado na Alerj. — Também haviam aqueles que, como eu, estavam apenas estudando e tinham a expectativa de alcançar algo. Tenho amigos com filhos recém-nascidos que precisam de ajuda de parentes até para comprar comida.

O grupo reclamou ainda que a bolsa-auxílio que seria concedida aos aprovados durante no período do curso, antes da efetivação, também não foi paga.

Aprovados no concurso de 2011, os participantes do ato esperam ser recebidos por deputados da Casa e que eles se sensibilizem e apoiem a causa, além de os auxiliar nas efetivações. Eles disseram que ficarão no local “o tempo que for necessário”.

— Viemos em busca de apoio para poder chegar a um fim comum, que atenda a nossa necessidade e também não prejudique o governo. Não queremos guerra nem brigas, apenas um direito que é nosso — disse Diego. — Ficaremos aqui o tempo que for necessário. Não tenho condições de ir para casa e voltar. Só posso sair daqui com uma solução, porque tenho mulher e uma criança dentro de casa esperando uma solução.



http://oglobo.globo.com/rio/em-protesto-concursados-do-degase-acampam-nas-escadarias-da-alerj-19596883

Nenhum comentário:

Postar um comentário