terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Adolescente infrator é baleado; autor é agente que não pode atuar armado

Ele estava em uma escolta quando tentou fugir, segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF). A ocorrência está sendo investigada pela 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Um adolescente infrator de 17 anos foi baleado por um agente socioeducativo por volta das 11h30 desta terça-feira (1/12). Ele estava em uma escolta quando tentou fugir, segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF). A ocorrência está sendo investigada pela 20ª Delegacia de Polícia (Gama). Os servidores desse tipo de carreira não podem trabalhar armados. 

O delegado da 20ª DP, Francisco Antônio da Silva, esclareceu que a vítima estava sendo transferida para uma das unidades de internação durante um procedimento administrativo. “Ele tentou fugir. Quem o escoltava tentou impedir e acabou atingindo o rapaz com um disparo. O adolescente foi encaminhado ao Hospital Regional do Gama e a informação é que ele estava sendo atendido e não corria risco de morte”, ressaltou.

O investigador confirmou que agentes socioeducativos não podem andar armados. “Os servidores não têm autorização de porte de arma de fogo e será responsabilizado por isso. Ele ainda está na delegacia para decidirmos qual será a tipificação do crime”, explicou. Até às 15h15 desta terça-feira (1/12) o agente socioeducativo permanecia na delegacia.

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude informou que o adolescente estava sendo transferido do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para a Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Segundo a pasta, ele foi atingido no pé enquanto corria. De acordo com o órgão, "toda a apuração criminal está sendo feita pela Polícia Civil." No entanto, a Secretaria confirmou que vai abrir uma abertura de processo de investigação por parte da Corregedoria.

Existem no DF 1,4 mil agentes socioeducativos. No Brasil são 15 mil.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/01/interna_cidadesdf,508764/adolescente-infrator-e-baleado-autor-e-agente-que-nao-pode-atuar-arma.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário