sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Agentes socioeducativos acusados de tortura são soltos após julgamento

Já estão em casa com suas famílias os cinco agentes socioeducativos presos pela acusação de terem torturado até a morte um adolescente, de 17 anos, durante uma rebelião, no último mês de abril, na Unip II, em Cariacica.

O julgamento dos agentes aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (25). Foram ouvidas três testemunhas de acusação um adolescente interno, o médico que atendeu o adolescente no Pronto Atendimento de Itacibá e um dos médicos do Departamento Médico Legal que descreveu o laudo cadavérico.

imagem destaque


Em sua oitiva o adolescente deu declarações contraditórias sobre o que viu no dia da rebelião.

O médico que atendeu o adolescente no PA de Itacibá esclareceu que o adolescente chegou sem vida à unidade e que ele fez os procedimentos padrão para saber para confirmar a morte e afirmou que o menor não tinha nenhuma lesão. 
Já o médico do DML confirmou o laudo que atesta que a morte não teve uma causa determinada.

Em suas defesas os agentes acusados declararam que não houve nenhum tipo de violência contra o adolescente. Também disseram que os procedimentos se deram dentro dos padrões de segurança do IASES. Ressaltaram que houve a necessidade do uso da força moderada em razão do porte físico do adolescente e pelo fato dele estar aplicando resistência em entrar no procedimento.

Após o interrogatório dos acusados, o advogado do SINASES, Dr. André Lacerda, pediu a revogação do mandado de prisão.

O pedido foi ratificado pelo Ministério Público e deferido pela juíza da 3ª Vara Criminal de Cariacica. A magistrada expediu o alvará para que os agentes fossem liberados no mesmo dia.

Após o julgamento, foi aberto o prazo para que o Ministério Público e a defesa possam apresentar as alegações finais. Depois disso, o processo segue para que a juíza possa dar a sentença final.

Jurídico de resultados
O SINASES parabeniza a sua assessoria jurídica que conduziu a defesa de seus filiados da melhor forma possível. Desde quando os agentes envolvidos procuraram o Sindicato os advogados Dr. André Lacerda e Dr. Élton Borges sempre estiveram de prontidão para atender os associados.

http://www.sinases.com.br/noticias/detalhe/agentes-socioeducativos-acusados-de-tortura-sao-soltos-apos-julgamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário