quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MATO GROSSO - Governo capacita agentes socioeducativos

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) entregou, nesta terça-feira (27.10), 19 certificados de conclusão do 1º Curso de Intervenção e Controle de Ambiente Socioeducativo (Cicase).

A capacitação foi elaborada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com objetivo de qualificar e formar Agentes Socioeducativos para o exercício de suas atividades nos Centros de Atendimentos Socioeducativos.

O secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, entregou os diplomas.
O agente Gilberto Bispo da Silva aplicou os conhecimentos do curso durante uma tentativa de motim ocorrida no último domingo (25.10). Após identificarem um adolescente visivelmente alterado, Gilberto percebeu que o interno reagiria. Imediatamente, se lembrou das técnicas de defesa pessoal e imobilizou o adolescente.

“O curso de práticas operacionais fez a diferença na nossa atuação. Em sete anos de exercício no socioeducativo, esse foi o primeiro treinamento que nos sentimos mais preparados para lidar com situações adversas, atípicas. Me senti seguro para exercer minha função e isso trouxe benefício para todo o sistema”, contou Gilberto.

Durante a capacitação, foram apresentados conceitos e conhecimentos relativos ao uso de armamentos de menor potencial ofensivo, segurança relativa ao manuseio dos mesmos, técnicas e tecnologias menos letais, algemamento, condução de adolescentes, técnicas para habilitar os servidores no uso de “Chaves” e imobilizações táticas em situações de emergência, retenção e desvencilhamento de agressão, conhecimento e execução dos princípios da proporcionalidade, legalidade e conveniência da força necessária e moderada. 

Além disso, os servidores foram instruídos sobre a história da Política de Atendimento de Crianças e Adolescentes no Brasil, a Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), bem como a consolidação da legislação sobre direitos de crianças e adolescentes. Na sequência, foi visto as práticas e metodologias de atendimento em meio fechado, com aulas sobre as atribuições dos Agentes Socioeducativos e o Código de Ética do Servidor Público.

http://www.folhamax.com.br/cidades/governo-capacita-agentes-socioeducativos/64641


veja também:
Oito adolescentes fugiram no domingo (25) do Casep de Blumenau, no Vale do Itajaí, após renderem um agente com uma faca. 

Um comentário:

  1. No Rio de Janeiro os cursos de capacitação só te formam para direito dos gays, saúde dos gays e matrimonio dos gays.

    Isso porque o diretor geral é coronel da polícia.

    ResponderExcluir