domingo, 2 de agosto de 2015

Encerramento da formação para agentes do Centro Socioeducativo no Mato Grosso

Os 30 agentes do Centro Socioeducativo do Adolescente de Lucas do Rio Verde passaram por uma formação durante 10 dias.

Durante os últimos 10 dias, 30 agentes do Centro Socioeducativo do Adolescente de Lucas do Rio Verde passaram por uma formação para ingressar no trabalho na unidade.



O Socioeducativo foi construído por meio de uma parceria entre os municípios de Lucas, Sorriso e Nova Mutum, e é administrado de forma compartilhada com o Governo do Estado. Em funcionamento desde o início do mês, o centro já está atendendo 11 adolescentes. A capacidade máxima é de até 32 jovens.

De acordo com a gerente de Socioeducação do Estado, Eliane dos Santos, a formação é essencial para todos os profissionais que farão parte do quadro de funcionários na unidade e todos que participaram estão com condições de atuar no Sistema Socioeducativo.

“A formação proporcionou um aprendizado sobre adolescente, família, medidas socioprotetivas, projetos pedagógicos, direitos humanos, políticas de saúde e de educação e treinamento da ação deles dentro da unidade. O nosso objetivo é fazer a socioeducação para que quando o adolescente seja reintegrado à comunidade, ele não reincida no ato infracional”, pontuou Eliane.

A gerente ainda relatou que os agentes do centro vão desenvolver atividades de atendimento, assistência, custódia ao adolescente, vigilância, escolta e diversas questões voltadas a área de segurança. E o assistente administrativo vai ficar mais envolvido em atividades administrativas.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Gleidson Grisoste Barbosa, ressaltou a importância da presença desses agentes na integração dos adolescentes. “É uma responsabilidade muito grande desses agentes, são eles que vão estar diuturnamente lidando com os adolescentes inseridos no Centro Socioeducativo, há vários planejamentos no sentido de efetivar a educação, esses adolescentes terão aulas, atividades, tudo de uma forma para ressocializar e permitir que eles saiam de lá para uma integração familiar, uma integração social, de forma que não venham a reincidir na prática de atos infracionais”.

A agente Patrícia Korzune destacou que a formação foi um grande aprendizado para todos os participantes. “É muito bom ter o curso de inicialização, nós passamos pelo processo seletivo, mas viemos de um desconhecimento, a gente não sabia o que era um Centro Socioeducativo, tínhamos uma visão diferente do que é a realidade, e o curso vem para isso, para nos preparar, e para preparar a sociedade, para nós podermos passar para a sociedade o que é o Centro Socioeducativo e qual será a nossa ação”.

Durante a cerimônia de encerramento, o prefeito Otaviano Pivetta, comentou sobre este novo modelo do Estado para construção de novos centros socioeducativos. Atualmente, Mato Grosso possui seis centros, a previsão é que sejam construídos mais 15.

“A prefeitura já teve a iniciativa de construir este local junto com os municípios vizinhos, Sorriso e Nova Mutum, e a prefeitura sempre se colocou à disposição para fazer funcionar, porque há uma demanda muito grande de solução para os problemas de segurança que nós temos aqui e o Estado demora para tomar atitude. Nesse sentido, nós nos antecipamos e o município, além de um ente federativo, que provoca, passa a participar liderando o processo”, salientou Pivetta.

O prefeito ainda enfatizou que “Geralmente o jovem infrator vem de um problema familiar grave, de um abandono intelectual, uma violência em casa, uma disfunção familiar e nós sabemos que ele precisa ter uma nova chance e quanto antes for a nova chance, melhor é para a sociedade. Pois na medida que ele vai amadurecendo e entrando na criminalidade, ele gera muito mais prejuízo e se torna muito mais devastador, se o auxílio vier no início e mudar a cabeça dele que está focada no delito e fazer ele olhar para a vida, como estamos fazendo aqui com estes jovens que estão no centro, com essa equipe de agentes que vão trabalhar lá, eu acredito muito que nós temos a capacidade de recuperar rapidamente muito desses jovens, gerando ganho e lucro social”.

 


MT Agora - Assessoria

http://www.mtagora.com.br/cidades/encerramento-da-formacao-para-agentes-do-centro-socioeducativo-foi-realizado-ontem-31/95895472

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário