terça-feira, 26 de maio de 2015

Educadores sociais protestam em frente ao CENSE

Educadores sociais do CENSE (Centro de Socioeducação) e da Casa de Semiliberdade de Foz do Iguaçu realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (26).

cense

Eles pedem melhores condições de trabalho, a implantação do Plano Cargos e Salários, o cumprimento das leis do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), e a exemplo dos demais servidores estaduais, cobram o reajuste de 8,17% da Data Base, que segundo eles, é a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Até agora, o governo do Paraná se comprometeu em dar um reajuste de 5% - pago em duas parcelas – aos servidores públicos.

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (Sindsec), Marcelo Bressan disse que a situação dentro das unidades é preocupante. “O Paraná tem o maior índice de suicídios de adolescentes dentro dos CENSEs. Nos últimos meses, onze adolescentes tiraram a própria vida”, afirma.

Segundo educadores que atuam na unidade em Foz, um adolescente cometeu suicídio em dezembro do ano passado e as tentativas são muito frequentes. Outro problema, segundo Marcelo, é a falta de efetivo. “Hoje temos de 6 a 7 educadores por plantão para atender 120 jovens, quando deveria ter 1 para cada 15”, explica.

Para não prejudicar ainda mais o atendimento aos internos, os educadores não vão paralisar as atividades. Segundo o presidente do sindicato, Dirceu de Paula Soares, "apenas alguns serviços serão suspensos".
A categoria também deve se unir em manifestações com os demais servidores em greve - professores e funcionários das escolas estaduais e das universidades, agentes penitenciários e os servidores do Poder Judiciário.

Os educadores sociais são responsáveis pelos cuidados dos adolescentes em privação ou restrição de liberdade no Paraná. Suas atribuições incluem o acompanhamento dos adolescentes às atividades de escolarização, de qualificação profissional, atendimentos médicos, audiências e a própria movimentação nos Censes e nas Casas de Semiliberdade.

(Thays Petters/ Foto: Roger Meireles)
http://portaliguacu.com.br/noticias-gerais/educadores-sociais-protestam-em-frente-ao-cense-2465


Nenhum comentário:

Postar um comentário