sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

330 jovens da Fundação CASA prestam Etecs e Fatecs

Jovens buscam mudar de vida por meio dos estudos

Com foco na mudança de vida por meio dos estudos, 330 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA de todo o estado de São Paulo participarão nos próximos dias 07 e 14 de dezembro dos respectivos processos seletivos para Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades Técnicas do Estado de São Paulo (Fatecs).

Ao total, são 257 inscritos para as provas das Etecs e 73 para as Fatecs. Neste ano, nos processos seletivos de junho, a Fundação teve 11 jovens aprovados em Etecs e dois aprovados em Fatecs.

De acordo com a gerente de educação profissional da instituição, Ana Maria da Silva, a participação dos adolescentes nos processos seletivos faz parte do trabalho de orientação ao projeto de vida.” Procuramos detectar quais são suas potencialidades, para que eles possam ver quais carreiras se adequam às suas habilidades e assim, criem um novo futuro”, disse.

Para Ana, a Etec é uma maneira de os jovens adquirirem a capacitação básica pedida pelo mercado de trabalho já no Ensino Médio. “Eles podem se preparar melhor, ter mais oportunidades, já como jovens aprendizes”, completa.

Ela destaca ainda que número de adolescentes em medida socioeducativa na CASA e inscritos anualmente nos vestibulares está aumentando. “São dois fatores colaboram para isso. Muitos estão concluindo o ensino médio na Fundação CASA ou já chegam para nós com ele completo”, comenta.

Isso permite uma nova forma de trabalho para as equipes do centro. “Eles passam a ter uma nova abordagem, direcionando ao mercado de trabalho especializado. Propondo, portanto, a inscrição no ensino superior”, concluiu.

A Fundação CASA mantém convênio com o Centro Paula Souza, instituição mantenedora das Etecs e Fatecs, e com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário