domingo, 23 de novembro de 2014

Precavido, vestibulando chega duas horas antes para prova da Unicamp

Portões abriram mais cedo em nove locais de provas neste domingo (23).
Estudantes devem chegar ao menos 1 hora antes do exame, que inicia 13h.

Do G1 Campinas e Região
Rodrigo Souza da Silva vai prestar  (Foto: Arthur Menicucci / G1) 
Rodrigo Souza da Silva planeja estudar pedagogia
na Unicamp   (Foto: Arthur Menicucci / G1)

Para evitar trânsito e correria na primeira fase do vestibular da Unicamp neste domingo (23), um funcionário da Fundação Casa chegou no campus da Universidade Paulista (Unip) de Campinas (SP), no bairro Swift, com duas horas de antecedência do horário da prova, marcada para as 13h. Rodrigo Souza da Silva, de 33 anos, vai prestar o exame pela primeira vez e escolheu o curso de pedagogia.
"Na Fundação Casa gosto do trabalho com os jovens, mas falta estrutura para trabalhar. Quis estudar e quero seguir carreira em outra área", conta. Silva acredita em uma prova mais rápida neste domingo. "Acho que vai ser mais rápida, mas mais difícil porque tem mais inscritos e a redação seleciona", diz.
Na Unip de Campinas foi possível acessar as salas de aula a partir das 11h. É um dos nove locais do estado que abriram os portões mais cedo do que o horário oficial, às 12h. De acordo com a Comissão Permanente para o  Vestibular da Unicamp (Comvest), a permissão foi concedida para diminuir a concentração de veículos e problemas de congestionamento no trânsito nessas unidades, que costumam ter tráfego intenso. Os exames começam às 13h em todos os locais de provas.

No campus I da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, os candidatos puderam entrar a partir das 10h e a treineira Isabela Bettiati Magaldi, de 16 anos, decidiu aproveitar todos os minutos da "folga" até a prova. A estudante de Serra Negra chegou, portanto, três horas antes do início do exame. "Foi um exagero ter chegado mais cedo, mas não cheguei cansada para a prova. O colégio onde estudo já prepara para esse ritmo", conta a jovem que planeja estudar tecnologia ambiental.
Os demais locais que também anteciparam a abertura dos portões, para as 11h, no estado de São Paulo são: Unip Limeira (SP), Unip Jundiaí (SP), Unip São José dos Campos (SP) e Instituto Toledo de Ensino em Bauru (SP). Na capital, Unip Paraíso, Unip Marquês e Unip Tatuapé também abriram os portões às 11h.
Em todas as outras instituições que aplicam as provas da Unicamp os portões abrem oficialmente às 12h. O número de inscritos este ano para o concurso quebrou um novo recorde, 77.128 candidatos disputam 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.
Estudantes chegam na Unip para fazer provas do vestibular da Unicamp (Foto: Arthur Menicucci / G1) 
Estudantes chegam na Unip para fazer provas do
vestibular da Unicamp (Foto: Arthur Menicucci / G1)
Cidades que aplicam as provas

Os testes serão aplicados nas seguintes cidades: Bauru (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São João da Boa Vista (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sumaré (SP).
 
Cinco horas para fazer exame
A prova da 1ª fase tem 90 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, que o candidato deverá responder em até cinco horas. O tempo mínimo de permanência em sala de aula é de três horas e meia.
São 14 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; 14 questões de matemática; 10 de história e 10 de geografia (incluindo filosofia e sociologia). Serão ainda 10 questões de física, 10 de química, 10 de biologia, 8 questões de inglês, além de 4 questões interdisciplinares.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/precavido-vestibulando-chega-duas-horas-antes-para-prova-da-unicamp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário