domingo, 30 de novembro de 2014

Participação de menores em crimes sobe 320% em 4 anos em São Carlos

Até outubro, promotoria contabilizou 462 casos contra os 110 de 2011.
Para polícia, problema está na reabilitação dos adolescentes infratores.

A cidade de São Carlos (SP) teve um crescimento de 320% na participação de menores em crimes nos últimos quatro anos. Até outubro, a Promotoria da Infância e Juventude já acompanhou 462 casos, enquanto que em 2011 foram 110. Para a Polícia Civil, o problema está na reabilitação dos menores infratores.

“Antigamente, o que tínhamos eram perfis de furto, ou seja, subtração sem violência. Hoje isso se alterou consideravelmente. Ainda existem furtos, mas a maior parte das ocorrências é de tráfico de drogas e principalmente roubo à mão armada”, disse o promotor Mário José Corrêa de Paula.

O delegado Edmundo Ferreira de Jesus confirma o aumento e explica que o problema é a reabilitação desses infratores. O sentimento de impunidade é grande. “Eles são detidos e trazidos à delegacia. Então são encaminhados ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), onde são tomadas todas as medidas que são previstas no estatuto da criança e do adolescente. No entanto, elas acabam sendo ineficazes”, explicou.

Estatística
O promotor explica que a Fundação Casa apresenta um baixo índice de reincidência, mas que as estatísticas podem não indicar a realidade. “Muitos deles só são liberados da fundação aos 18 anos ou próximos dessa idade. Não há um cruzamento de dados daqueles que entram no sistema penitenciário com aqueles que saíram da Fundação Casa”, afirmou.

Um dos casos é de um homem, que não quis se identificar, cuja vida girava em torno do vício quando criança. Ele afirma que continuou cometendo delitos mesmo depois de adulto. “Com oito anos de idade comecei o uso de drogas. À medida que ia usando, ia querendo mais. Para angariar mais, eu precisava roubar mais. Quando eu era menor, muitas regras e leis não se aplicavam a mim. Eu me sentia como se fosse uma pessoa acima de tudo”, relatou.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/11/participacao-de-menores-em-crimes-sobe-320-em-4-anos-em-sao-carlos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário