Quatro adolescentes que empreenderam fuga já foram encontrados.
Por volta das 03 horas desta terça-feira (03), nove adolescentes empreenderam fuga do Centro Educacional Masculino (CEM). Os jovens cerraram as grades do ALOJAMENTO, fizeram uma corda com lençóis e improvisaram uma escada humana’ para pular o muro mais alto da unidade onde funcionava o Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip). Desses nove, quatro adolescentes foram encontrados às 10 horas de hoje ao tentar pegar um táxi no residencial Mocambinho, na zona Norte de Teresina.
Muro que os adolescentes pularam na fuga. Essa mesma estratégia já foi usada várias vezes pelos menores infratores. |
Essa já é a oitava fuga registrada somente este ano. Ao todo, pelo menos 45 adolescentes conseguiram fugir desde janeiro. A última fuga foi registrada há menos de um mês, no último dia 08 de outubro, e os menores infratores agiram da mesma forma para empreender a fuga.
Para o diretor do CEM, Herbert Neto, algumas mudanças devem ser tomadas para impedir que essas fugas sejam recorrentes no local. “Temos que reformar a cobertura, colocando uma serpentina no muro. Também é importante reordenar a questão da vigilância interna e externa, assim como aumentar o efetivo de policiais“, declara.
O major Iran Moura conta que duas viaturas da policia continuam fazendo diligências por toda a área para encontrar o paradeiro dos outros cinco adolescentes que continuam foragidos.
O CEM não foi a única unidade que abriga menores infratores a enfrentar problemas entre segunda e terça. Na sede do Programa de Semiliberdade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), localizada no bairro Primavera, também na zona Norte, foi registrada uma tentativa de rebelião, onde sete internos ameaçaram os educadores e disseram que iriam atear fogo em colchões.
Chamada para conter a situação, a Polícia Militar realizou uma vistoria e encontrou com os adolescentes serras e outros artefatos que seria utilizados em uma suposta fuga. "Mesmo sendo um sistema onde os internos passam apenas a noite na unidade, eles tentaram causar tumulto”, informa o tenente Thanack Hitler, da Tropa de Choque da Polícia Militar.
Segundo o major Iran Moura Soares, a rebelião foi causada sem motivação. “Não foi encontrado nenhum líder porque o movimento surgiu ao mesmo tempo com todos os internos. Ainda não sabemos a motivação. Caberá à direção comunicar ao juiz tudo que aconteceu, inclusive as ameaças aos educadores”.
Embora vizinhos afirmem ter ouvido gritos durante a madrugada e a Polícia Militar tenha sido chamada para contornar a situação, funcionários da sede do programa de semiliberdade negaram que tenha havido qualquer tumulto no local. Eles alegam que os policiais estavam apenas fazendo uma vistoria de rotina.
Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira e Flávio Meireles
redacao@cidadeverde.com
http://cidadeverde.com/adolescentes-infratores-fazem-escada-humana-e-fogem-do-cem-177629
http://www.portalodia.com/noticias/policia/nove-adolescentes-fogem-do-cem-durante-a-madrugada-218436.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário