quinta-feira, 30 de outubro de 2014

'Meninas do crime' voltam a fazer vítimas

Quatro adolescentes com idade entre 14 e 17 anos foram apreendidas nas últimas 24 horas em Rio Preto.

Elas são acusadas de tráfico de drogas, roubo e furto. Nos casos mais graves, uma foi detida na rodoviária transportando 20 quilos de crack e outras duas assaltaram e agrediram uma estudante com um canivete antes de levar o celular.

Elas têm pouca idade, mas são velhas conhecidas do meio policial. Ontem à tarde a Justiça decidiu que três delas devem ficar pelo menos 45 dias internadas em uma instituição para menores infratores. A acusada de tráfico, que é natural de Belo Horizonte (MG) e estava de passagem por Rio Preto, vai para a Fundação Casa, em São Paulo. As outras duas jovens foram encaminhadas para a cadeia feminina de Nhandeara. Apenas a acusada de furto está solta.

"Estou arrasada, nunca pensei que passaria por isso", disse V.A.S.F, mãe da garota de 17 anos apreendida por roubo. Segundo ela, a filha chorou ao saber da decisão do juiz. "Ela disse que ia sair ontem (anteontem), eu falei para tomar cuidado. É uma idade complicada. Amanhã vou levar roupa para ela", lamentou. A mãe explica que, segundo a Justiça, a filha e a amiga ficam em Nhandeara até abrir vaga numa unidade feminina da Fundação Casa. A mais nova da dupla tem apenas 15 anos e é considerada uma adolescente problema pela polícia. Em abril deste ano, foi personagem de reportagem do Diário que abordou o envolvimento de garotas com o crime organizado.

Na época, ela aparecia exibindo armas e fumando maconha numa rede social sem qualquer constrangimento. Um dia após a publicação da matéria, a garota chegou a zombar da reportagem. "To bandida", escreveu na sua página pessoal. Ontem o Diário tentou contato com a família, sem sucesso. Antes de ir para a cadeia, as duas passaram a noite na carceragem do Plantão Policial. Ambas foram reconhecidas pela vítima do assalto. A jovem de 15 anos foi apontada como a mais violenta, que estava com o canivete. Após o roubo, ela foi encontrada em casa, escondida debaixo da cama, e a polícia achou dois celulares.

Falta apoio 

O promotor da Vara da Infância e Juventude, Andre Luiz de Souza, admitiu que vem crescendo o envolvimento de meninas com o crime. Para ele, as adolescentes são vítimas do descaso do poder público e precisam de apoio. "Primeiro, estão em famílias desestruturadas; segundo, convivem em comunidades de risco; e terceiro, não têm qualquer inserção em serviços assistenciais", afirmou.

Para o Ministério Público, o município precisa estruturar melhor a rede de proteção de menores, aumentar o orçamento e investir em serviços aos mais carentes. "O recurso do Fundo da Infância é pouco. Este ano são R$ 600 mil, enquanto uma cidade do porte de Rio Preto, entre poder público e sociedade, tem capacidade para arrecadar e oferecer cerca de R$ 6 milhões por ano", fala. Ainda segundo o promotor, outro grave problema enfrentado pelas autoridades é a evasão escolar, principalmente quando os adolescentes chegam ao ensino fundamental. "A dificuldade se acentua partir do sexto ano", afirma.

O Diário solicitou para a assessoria da Fundação Casa, em São Paulo, o número de menores do sexo feminino da região internadas, mas recebeu resposta de que não seria possível a compilação e divulgação dos dados ontem. Segundo dados da Polícia Militar, de janeiro a abril deste ano, doze meninas foram apreendidas no município, sendo que dez delas eram menores de 15 anos. A PM também não disponibilizou números atualizados.

'Tô bandida', diz menina ao ver reportagem do Diário



"Criimi (Crime) toooh (tô) bandida. Na primera capa uffa kkk." Foi assim, escrevendo na rede social Facebook, que "Mari Pequena", 15 anos, como ela se define, reagiu ao ler reportagem do Diário, publicada em abril deste ano, sobre casos de adolescentes meninas envolvidas com o crime em Rio Preto. Ela exibe no Facebook fotos dela fumando maconha e segurando armas: uma espingarda - que, segundo ela própria, é de pressão - e uma pistola que, conforme a mãe dela, é de brinquedo. A reportagem provocou comentários dos seus amigos na rede social. "Só você mesmo eim", escreveu um. "Doidona mesmo eim desacatano os polícia", comentou outro. "Se (você) e (é) foda como e (é) a cadeia", pergunta. "Ta pro crime", diz um terceiro. Mariana parece se orgulhar. "vaaaai brica (brinca) eeu sóóh (sou) o crime", escreve.

Flagrada 2 vezes em 15 dias 

Na madrugada de terça-feira, a Polícia Militar também deteve uma menor de 14 anos acusada de participar do furto de uma moto. Ela estava com o namorado de 22 anos até momentos antes da detenção. Ele fugiu e escapou do flagrante. A garota foi entregue ao Conselho Tutelar e depois a um parente responsável. Esta é a segunda vez em menos de quinze dias que a garota é detida pela PM. No último dia 16 de outubro, ela foi flagrada com outra moto furtada e também afirmou ser do namorado. Segundo o Conselho Tutelar, a mãe da menina faleceu há alguns anos e o pai tem o paredeiro atual desconhecido.

Além da moto furtada, segundo o boletim de ocorrência, os policiais encontraram com a menina doze pinos de cocaína. Ela afirmou que a droga também era do namorado. Dados do Tribunal de Justiça mostram que em agosto deste ano a Vara da Infância e Juventude de Rio Preto determinou a internação de 61 jovens infratores. Além disso, outros 46 adolescentes cumprem pena no sistema de semiliberdade e outros 143 estão em liberdade assistida. Segundo o relatório, atualmente existem 4.875 processos em andamento.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgados esta semana, de janeiro a setembro foram apreendidos em flagrantes em Rio Preto 628 menores por envolvimento com diferentes tipos de crime. Além disso, a polícia cumpriu outros 130 mandados de prisão contra adolescentes infratores no município.




http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/216473,,Meninas+do+crime+voltam+a+fazer+vitimas.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário