quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Internos queimam colchões em centro socioeducativo de Pelotas, RS

Segundo a Brigada Militar, bombeiros e Samu foram chamados ao local.
Instituição tem capacidade para abrigar 40 adolescentes.

Uma rebelião movimenta o Centro de Atendimento Socioeducativo de Pelotas (Case), na Região Sul gaúcha, no início da tarde desta quarta-feira (15). As informações são da Brigada Militar, que está em frente ao local. O órgão afirma que colchões foram queimados.

Jovens colocam fogo na Fase de Pelotas em tumulto Marcelo De Bona/Gaúcha Zona SulO Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu também foram chamados para atender a ocorrência. A movimentação iniciou ainda durante a manhã, após uma revista feita por agendas na unidade. Ao G1, a administração da Case afirmou que não poderia passar mais detalhes. O local tem capacidade para abrigar 40 menores, mas cerca de 60 adolescentes estão internados.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, desde terça-feira uma equipe da corregedoria da Fase está no local investigando denúncias da entrada de drogas na unidades, o que pode ter motivado a revolta.

Na última semana, a RBS TV mostrou denúncias de agressões a internos do local. Três agentes foram afastados.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/10/jovens-colocam-fogo-na-fase-de-pelotas-em-tumulto-4621485.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/10/internos-queimam-colchoes-em-centro-socioeducativo-de-pelotas-rs.html

Fuga em massa: 27 internos escapam do Cenam e 7 da Usip - ARACAJU/SE

A fuga dos internos do Cenam aconteceu nesta terça-feira, 14. Um agente se feriu tentando conter a fuga.

As obras no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), mais uma vez, facilitaram a fuga dos internos. Esta é a segunda vez, somente no mês de outubro, que os internos conseguem fugir da unidade. De acordo com informações do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), 27 internos do Cenam fugiram e ainda facilitaram a fuga de outros sete internos da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). O fato foi registrado no final da tarde desta terça-feira, 14.

fotos portal infonet/
De acordo com a Fundação Renascer, da mesma forma como aconteceu na última fuga de internos da unidade, no último dia 3, os adolescentes conseguiram escapar do Cenam através da quadra de esportes, onde no momento praticavam atividades de recreação.

A diretora de operacional da Fundação Renascer, responsável pelo Cenam, Ruth Conceição, informou que os jovens infratores observaram as obras que estavam sendo feitas no local e aproveitaram para fugir. "A gente tem que funcionar paralelamente com o desenvolvimento das obras na unidade. Eles puxaram o alambrado da quadra e empreenderam a fuga”, disse.

“Um de nossos colegas se feriu sem gravidade no momento que os jovens estavam correndo para escapar. Infelizmente está impossível trabalhar nessa situação. Estamos aqui com os trabalhadores apreensivos, mas uma vez diante de uma fuga”, afirma o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas do Cenam, Sidney Guarany -. (G1)

A nova fuga chama atenção para a segurança das obras que estão sendo feitas na unidade. "Durante as obras, os internos pegam os instrumentos dos trabalhadores. Pegam pá, marreta, maquita, barra de ferro e usam para quebrar os cadeados e soltar os internos de outras alas", denuncia o presidente do Sindasse, Sidney Guarani.


Policiais a procura de fugitivos
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) também foi chamado e enviou agentes Polícia Militar e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) para a busca de fugitivos nas imediações do local.

Por Helena Sader e Verlane Estácio







http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=164438

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/10/fuga-no-cenam-mobiliza-agentes-e-policia-em-aracaju.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário