quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Internos do Ceip tentam quebrar celas e polícia controla princípio de motim

 Internos se revoltaram e começaram a bater nas grades.Tropa de choque foi acionada e os policiais realizaram vistoria no pavilhão.


Tropa de choque e BPRone foram acionados para controlar princípio de motim (Foto: Raimundo Lima/TV Clube)
Tropa de choque e BPRone foram acionados para controlar princípio de motim (Foto: Raimundo Lima)

Policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Especiais (BPRone) foram acionados na noite desta terça-feira (30) para controlar um princípio de motim no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), no bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina.


Segundo o tenente Tanaka Hitler, 28 adolescentes de um dos pavilhões se revoltaram e tentaram arrancar as grades das celas.

"Os internos começaram a bater nas grades e o diretor do Ceip achou por bem chamar a polícia por volta das 21h. A tropa de choque também foi acionada e retiraram todos os internos do pavilhão para uma vistoria, mas não encontramos nada", contou.



Ainda de acordo com o tenente, os adolescentes não informaram o motivo da revolta e todos foram encaminhados de volta para as celas.

O diretor de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Herbert Neves, confirmou que há superlotação no CEIP e disse que os educadores temem que algo mais grave aconteça. “Ontem o tumulto foi apenas por vandalismo e baderna. A situação só não ficou pior porque foi controlada cedo. Estamos em alerta”, relatou. Neves acrescenta que o CEIP tem capacidade para 48 internos, mas possui atualmente 64  da capital e interior do estado.

O diretor do CEIP, Marivaldo Lelis negou que tenha ocorrido o motim e informou que houve uma contenção inicial do movimento. “Foi uma baderna e, como se estendeu para os outros pavilhões, chamamos a vistoria. CEIP tem uma estrutura nova e funciona há apenas oito meses, com apenas uma fuga no histórico, em março desse ano, na qual o adolescente foi recuperado em seguida. O único problema que enfrentamos em relação à estrutura é a falta de água, mas isso não ocorre sempre”, explicou.

Marivaldo acrescentou que irá reforçar as atividades de cunho espiritual, apoio pedagógico e conversas  dentro do CEIP para evitar novos movimentos.

http://cidadeverde.com/adolescentes-fazem-tumulto-no-ceip-policia-intervem-174775

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/09/internos-do-ceip-tentam-quebrar-celas-e-policia-controla-principio-de-motim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário