quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apreensões de menores infratores aumentam 49% em Piracicaba, SP

Dado é da SSP; comparação é entre 7 primeiros meses de 2014 e 2013.
Adolescente é flagrado ao oferecer 'pó' em avenida em plena luz do dia.

Do G1 Piracicaba e Região

O número de adolescentes infratores apreendidos em flagrante cresceu 49% em Piracicaba (SP) neste ano em comparação com 2013, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. No início deste mês, a reportagem da EPTV registrou o momento em que um garoto de 14 anos diz ter cocaína para vender em uma avenida da cidade e em plena luz do dia (veja vídeo ao lado).
De acordo com os números da SSP, 79 menores foram pegos em delitos de janeiro a julho de 2014 em Piracicaba contra 53 casos durante igual período do ano passado. Se somadas também as apreensões por mandados, as quantidades de adolescentes envolvidos com o crime sobem para 65 em 2013 e para 90 neste ano, o que representa alta de 38% no total de flagrantes e mandados.
Na última sexta-feira (5), um adolescente de 17 anos foi apreendido no bairro Ari Coelho com uma moto roubada e uma carta, escrita à mão, e titulada como "estatuto" de uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Segundo informações da Polícia Civil, o jovem foi abordado por policiais militares (PMs)  porque pilotava a motocicleta sem placas.

Também no início deste mês, a EPTV flagrou um adolescente supostamente vendendo drogas na Avenida Rio das Pedras, no Jardim Alvorada, periferia de Piracicaba. O registro foi feito por volta das 16h. A reportagem se aproxima de carro e o jovem oferece "pó". O menor, que diz ter 14 anos, afirma ter apenas cocaína para vender e que a porção custa R$ 20.
'Assaltos comuns'
A comerciante Gláucia Gardenal foi vítima, em menos de 15 dias, de dois assaltos em sua padaria, no bairro Paulista, próximo à região central da cidade. Em um dos crimes, um menor de idade foi apreendido pela Polícia Militar. Gláucia contou à EPTV que as ações são tão comuns que já não precisa mais ser ameaçada com armas para dar o dinheiro, já que não quer mais correr riscos. "Está muito frequente esse tipo de coisa aqui em Piracicaba", afirmou.
Polícia Militar
A major da PM Adriana Sgrigneiro, comandante do 10º batalhão da corporação na cidade, afirmou que o trabalho policial em relação aos adolescentes infratores é "bem feito", mas que o problema está na legislação, que não prevê medidas eficientes para punição e recuperação dos jovens.
Reportagem da EPTV flagra suposta venda de drogas por adolescente em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)Reportagem da EPTV flagra suposta venda de drogas por adolescente (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário