domingo, 6 de julho de 2014

SP: internos fazem reféns em rebelião na Fundação Casa São Carlos

Adolescentes colocaram fogo nos colchões e fizeram dois agentes reféns.
Em maio, 17 meninos fugiram da unidade após render agente e pular muro.

PM foi acionada para conter adolescentes que fizeram rebelião em São Carlos (Foto: Maurício Duch/Arquivo pessoal)
Polícia foi acionada para conter adolescentes que fizeram rebelião (Foto: Maurício Duch/Arquivo pessoal)


Adolescentes da Fundação Casa de São Carlos (SP) fizeram uma rebelião, na tarde deste domingo (6), depois de uma tentativa de fuga frustrada. Eles atearam fogo em colchões no interior da unidade e fizeram dois agentes reféns. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para apoiar a ocorrência, que terminou com dois menores no hospital.Chegando no local, policiais teriam se deparado com vários infratores tentando pular uma grade para fugir. Os infratores voltaram para dentro do prédio e renderam os agentes, ao mesmo tempo em que teriam ainda tentado estourar uma parede do prédio.  A assessoria de imprensa da Fundação Casa afirmou que funcionários do local negociaram com os meninos e o tumulto foi encerrado pouco mais de uma hora depois.

Testemunhas afirmaram que os adolescentes tentaram quebrar as paredes do fundo para fugir. A polícia cercou o local e foi preciso chamar reforço para impedir a ação. Com a tentativa frustrada, os menores deram início à rebelião. Colocaram fogo em colchões e renderam os agentes. Após uma hora de negociação, eles decidiram se entregar e libertaram os funcionários.
Dois menores tiveram que ser socorridos porque inalaram muita fumaça do incêndio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e eles foram encaminhados para a Santa Casa.
Atualmente, a unidade abriga 64 internos, número que não excede a capacidade*, segundo a assessoria de imprensa da Fundação Casa. Ainda de acordo com a assessoria, uma equipe da Corregedoria Geral da Fundação Casa virá para São Carlos e vai abrir uma sindicância para apurar o motivo da rebelião. Ainda não se sabe quantos adolescentes participaram da ação.

Caberá à Corregedoria Geral da Fundação Casa investigar o que aconteceu. O órgão vai deslocar uma equipe para São Carlos na segunda-feira (7).

*Há divergências sobre a capacidade da unidade, que, segundo a assessoria da Fundação Casa, tem condições de abrigar os 64 internos que estão no local. Já a página oficial da Fundação fala em 56 adolescentes, enquanto funcionários do local dizem que o número máximo seria de apenas 40.

Recorrente
Ao menos 17 internos fugiram da Fundação Casa em São Carlos em maio deste ano. Os adolescentes renderam um funcionário, abriram um buraco na parede e pularam a grade do local para conseguir escapar da unidade, mas não houve rebelião e ninguém ficou ferido.
O agente rendido foi liberado por outros funcionários, que também conseguiram impedir a fuga de mais internos. Após a fuga, a PM conseguiu deter três adolescentes, um deles em Pirassununga, no dia seguinte.




Um comentário:

  1. A PALHAÇADA CONTINUA ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE VER ESTAS COISAS,HJ É SÃO CARLOS AMANHÃ EM OUTRA UNIDADE E ASSIM VAI E A BERENICE SEMPRE FALANDO ESTA TUDO BEM............................. . CHEGA DE PATIFARIAS PASSOU DA HORA DE TOMAR PROVIDÊNCIAS.

    ResponderExcluir