O agente que os menores renderam foi agredido com um cabo de vassoura
Outros seis tentaram fuga, mas foram detidos antes de deixar local, diz PM.
Agente foi agredido e levado ao hospital, mas passa bem, afirma sindicato.
Um grupo de oito menores infratores da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), no Distrito Federal, conseguiu render um agente e fugir do local na noite desta sexta-feira (18). Durante a ação, outros sete adolescentes também deixaram o módulo onde estão abrigados, mas foram impedidos ainda dentro da unidade.
[Inicialmente a informação era de que nove menores haviam escapado e seis haviam sido impedidos durante a fuga. Na manhã deste sábado (19) a Secretaria da Criança informou, por meio de nota, que oito escaparam e sete foram impedidos.]
O agente que os menores renderam foi agredido com um cabo de vassoura, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do DF, Cristiano Torres. Ele foi levado para o Hospital Regional do Gama, mas já teve alta. “O colega teve um corte na cabeça, mas está bem. Ele foi medicado e já foi liberado”, afirmou Torres.
Ainda segundo a nota da secretaria, a corregedoria do órgão já foi acionada e vai apurar eventuais erros nos procedimentos de segurança adotados durante plantão em que houve a fuga.
A Polícia Militar informou que nenhum menor infrator havia sido apreendido do lado de fora da unidade até as 22h40. A Polícia Civil disse que também trabalhava nas buscas.
Agentes de reintegração social que trabalham nas unidades de internação do Distrito Federal afirmam que a falta de cadeados e o número reduzido de funcionários facilitaram a fuga de oito menores infratores da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) .
Segundo o presidente do Sindicato dos Atendentes de Reintegração Social do Distrito Federal, Valdemar Paes, os adolescentes conseguiram abrir as portas das celas com uma colher.
“Quando o agente entrou sozinho no corredor para trancar o menino [interno que faxinava], foi surpreendido por 15 adolescentes saindo. Ele foi agredido na cabeça com um rodo, que parece um pedaço de madeira forte. Ele desmaiou e levou 23 pontos", disse. "Os outros agentes correram e conseguiram evitar a fuga de sete jovens. Até o porteiro puxou um deles que tentava pular a grade pela perna para evitar que fugisse.”
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/07/no-df-falta-de-cadeados-facilitou-fuga-de-menores-infratores-diz-sindicato.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário