terça-feira, 15 de julho de 2014

Fundação Casa de Ribeirão ignorou alerta de rebelião, afirmam agentes

Os agentes da Fundação Casa de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) afirmaram nesta segunda-feira (14) que a direção da unidade ignorou um alerta de rebelião dado no sábado (12) à tarde e ainda cortou a vigilância noturna no mesmo dia.
O aviso foi dado pela mãe do jovem que aplicou uma "gravata" e agrediu com socos e chutes um funcionário, junto de outros quatro adolescentes, no sábado à noite.
A direção da fundação foi questionada, por meio da assessoria, sobre o alerta, mas não respondeu às perguntas.
De acordo com os funcionários, após o horário de visita, a mãe teria avisado o coordenador da UIP (Unidade de Internação Provisória) Ouro Verde, Fábio Lessa, de que o filho tinha a intenção de fazer uma rebelião.
No entanto, nenhuma medida de segurança foi tomada. Para agravar a situação, a coordenação cortou, ainda no sábado, o turno dos vigias que trabalham à noite.
O agente disse que estava sozinho no momento em que foi agredido, vigiando 22 adolescentes. Ele foi rendido quando abriu a porta de um dos quartos para levar os jovens ao banheiro.

Silva Júnior/Folhapress
Detalhe do olho do funcionário agredido no sábado (12) na Fundação Casa de Ribeirão Preto
Detalhe do olho do funcionário agredido no sábado (12) na Fundação Casa de Ribeirão Preto
"Em três anos que trabalho na fundação, foi a pior cena que já vi", disse outro agente, que ajudou o colega.
Segundo ele, o funcionário agredido estava ensanguentado, sendo segurado pelo pescoço e brutalmente agredido com socos e chutes.
Ele afirmou que trabalha no complexo C, o mesmo em que houve a agressão.
No entanto, quando assumiu o plantão, foi designado para atuar em outro complexo, pela falta de funcionários.
"O problema [da fundação] é a falta de funcionários. Há módulos em que dois agentes vigiam 56 adolescentes."
Os agentes disseram que, no último dia 10, coordenadores enviaram um e-mail ao diretor da fundação, Guilherme Astolfi Nico, solicitando a liberação de horas extras para suprir a falta de funcionários. O pedido ainda não foi respondido.
Segundo o Sitraemfa (sindicato que representa a categoria), funcionários de 90% das unidades no Estado reclamam da insegurança.
Em maio, quando os agentes deflagraram greve, a contratação de funcionários foi a principal reivindicação.
Em nota, a instituição afirmou que o número de funcionários na UIP é suficiente.


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/07/1485952-fundacao-casa-de-ribeirao-ignorou-alerta-de-rebeliao-afirmam-agentes.shtml

8 comentários:

  1. Isso é um absurdo fazer isto com um funcionário que lá esta ganhando seu salário para sustentar sua família e ninguém faz nada em pró estes trabalhadores ai vem Diretor Regional e fala que esta tudo bem, conheço muito bem a UIP,Ribeirão e Rio pardo e região, principalmente a UIP, uma Unidade mal planejada onde os adolescentes ficam é um canil e as vezes ficam um funcionário com 40 adolescentes ou mais. Um local feio e sujo,banheiros,celas,etc. Berenice por favor faça alguma coisa por estes funcionários e para os adolescentes a senhora não sabe nem um terço do que passa no interior destas unidades e quando aparece algum Diretor que quer Humanizar o trabalho vocês mandam embora.Quanto o sr. FÁBIO LESSA sempre foi um Homem muito profissional e de Caráter e preocupado com a Humanização da Fundação.Enquanto não se repensar e recomeçar a Fundação vai continuar igual ai falam mal da FEBEM, acho eu que ouve uma evolução mais só nos benefícios para os adolescentes e tb tem que ser revisto esta capacitação que é feita uma palhaçada não da base para nada.Tenham humildade e reconheçam que perderam e tem que recomeçar, outra coisa ridícula é esse tal de PPP,não serve para nada e não sai do Papel. Por favor senhores autoridades ou melhor senhor Governador Geraldo terceiriza este trabalho urgente para pelo menos valorizar os $ 8.000,00 reais que é aplicado nestes adolescentes e tb esta forma de avaliação dos funcionários que prestam concurso e não tem preparação nenhuma para trabalhar com adolescentes.Governo passa este trabalho para o município repassam a verba e eles assumem o seus problemas.Onde esta o trabalho da prevenção é melhor mexer com o problema do que evitar. chega,chega.......................................... só DEUS....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terceiriza o seu C...seu lixo. Quantos pais de família perderiam seu emprego caso a Feba fosse terceirizada...se nao tem nada pra falar entao cale-se.

      Excluir
  2. PRIMEIRO TEM QUE TERCEIRIZAR PELA SUA FORMA DE COMENTAR AS COISAS E SUA CONDUTA ,FUNCIONÁRIO IGUAL A VOCÊ NÃO SERVE PARA RECUPERAR NINGUÉM E OUTRA COISA NÃO EXISTE MAIS FEBA E SIM FUNDAÇÃO CASA E OUTRA COISA VC NUNCA TRABALHOU NA FEBA(FEBEM) PORQUE FUNCIONÁRIO IGUAL A VC NÃO ERA BEM VINDO. E QUANTO AOS PAIS DE FAMILIA QUE VC FALA TB CONCORDO COM VC MAIS OS BONS FUNCIONÁRIOS TENHO CERTEZA QUE VÃO SER APROVEITADOS E IGUAL A VC TEM QUE SER MANDADO EMBORA PORQUE VC NÃO TEM NADA DE BOM PARA OFERECER A ESSES ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E PARA A INSTITUIÇÃO E É ONDE AUMENTA O ÍNDICE DE REINCIDENTE. POR FAVOR NÃO FAZ MAIS ESTE TIPO DE COMENTÁRIO OU MELHOR SEU PALAVREADO PORQUE TEM PESSOAS QUE ACOMPANHAM ESTE BLOG(FUNÇA NEWS )QUE É SERIO.SEU CÉREBRO DE MINHOCA. SE A DRA. BERENICE VER ESTE TIPO DE COMENTÁRIO VAI VER QUE SEU TRABALHO É EM VÃO.

    ResponderExcluir
  3. Que comentário mais despreparado de um Servidor da fundação casa por isto que hj a porcentagem de recuperação é mínima é a qualidade dos servidores, esse servidor não serve para trabalhar em uma entidade séria como a Fundação Casa. Que palavreado é este seu C....,Feba.....lixo........, concordo plenamente com o comentário do colega ou melhor deste ser humano que esta preocupado com o objetivo a ser atingido. Tenho dó de quem depende do seu rendimento como servidor, vai se preparar melhor e capacitar.

    ResponderExcluir
  4. O silêncio é a unica resposta que devemos dar aos TOLOS.
    Porque onde a ignorância fala, a INTELIGÊNCIA não da PALPITES.
    Seu C.........., seu LIXO, FEBA......... . Vai se prepar melhor para ajudar esses adolescentes e fazer juz ao seu SALARIO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns vc poderia ficar sem esta e sujando nós funcionários da Fundação Casa que lutamos pela melhora e qualidade do nosso trabalho ,chegou a hora de brigarmos pelos nossos objetivos mais com respeito e não com ignorância, o seu comentário foi de uma qualidade péssima. peço desculpas pelo nosso colega.

    ResponderExcluir
  6. Por este tipo de comentário de um servidor infeliz que perdemos a credibilidade no nosso trabalho ..... vai se preparar melhor e capacitar.

    ResponderExcluir
  7. enquanto leio os comentários,imagino,se todos nós queremos melhorias em nossas condições de trabalho temos que ignorar as falas,que, por indignação são ditas de forma inadequadas,contudo, precisamos falar a mesma coisa, às vezes a fala de quem concorda,ou discorda apresentam intolerância de ambas as partes. Eu penço que o cargo de presidência da fundação CASA deve ter procedência política,porém, todos os demais é de suma importância que seja composto por critérios técnicos e assegurados por suas competencias, isso, seria um avanço em nossa qualidade de trabalho, pois os olhos quem nos vê não seria eivada de vícios politiqueiros.Busco o bem estar de todos os colegas em primeiro lugar, pois com satisfação poderíamos dar o melhor de todos nós; o rumo que deram à fundação CASA demonstra que eles ja perderam, no entanto, nós que assumimos a linha de frente continuamos de pé com toda dignidade que temos, às vezes falhamos, ora acertamos, mas somos livres das amarras políticas que quase todos comissionados têm. Tenho uma admiração por todos os colegas que enfrentam o dia-a-dia na fundação como eu, pois conheço as dificuldades que temos. Precisamos de boas condições de trabalho com remuneração digna para termos condições de transmitir àqueles que estão sobe nossa responsabilidade. Não sou religioso nem político apenas admiro meus colegas. Um forte abraço a todos, que nós, AGENTES de RIBEIRÃO PRETO, mandamos aos amigos de todo estado de SÃO PAULO e também de outros estados.

    ResponderExcluir