domingo, 4 de maio de 2014

Menores de unidade de internação provisória tentam fuga no Espirito Santo

Segundo o Iases, eles iniciaram um motim, mas foram contidos por agentes.
Toda a movimentação durou cerca de 20 minutos e envolveu 20 internos.

Internos da Unidade de Internamento Provisória II (Unip II), localizada em Cariacica, na Grande Vitória, iniciaram um motim na noite desta sexta-feira (2), segundo o Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases). Toda a movimentação durou em torno de 20 minutos e foi controlada por agentes socioeducativos. Ainda segundo o Iases, a intenção dos menores era de fuga.

A ação envolveu cerca de 30 adolescentes, apenas do bloco oito da unidade, que iniciaram o tumulto no início da noite, de acordo com o Iases. Eles não chegaram a sair desta área. Os próprios agentes socioeducativos que negociaram e conseguiram fazer os detentos cederem. Não houve feridos.

Rebelião e protesto de famílias
Há quatro dias, os internos fizeram de fato uma rebelião na Unip II. Mães de jovens detidos protestaram e chegaram a bloquear a rodovia em frente ao internato. A manifestação foi encerrada por volta das 15 horas.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), duas pessoas foram feitas reféns e dois jovens fugiram. Os agentes foram liberados e os fugitivos, detidos. Para conter o tumulto, policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) invadiram um dos blocos da Unip para negociar o fim da rebelião com os jovens.
As mães reclamaram que o local está superlotado e dsseram que onde deveria comportar 70 internos, está com 110. Além disso, elas reclamaram da má qualidade da comida destinada aos jovens reclusos na unidade de internação.

Unip II, em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Unip II, em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário