terça-feira, 6 de maio de 2014

Menor é transferido após tumulto na Fundação Casa em Ribeirão Preto, SP

Ele é suspeito de motivar tentativa de invasão em centro socioeducativo.
Adolescente foi levado para unidade em São Paulo por precaução, diz juiz.


Um adolescente suspeito de motivar uma tentativa de resgate dentro da Fundação Casa em Ribeirão Preto (SP) na madrugada desta segunda-feira (5) foi transferido para São Paulo por questões de segurança, segundo o Juizado da Infância e Juventude. De acordo com a fundação, cerca de dez pessoas tentaram invadir o centro socioeducativo e causaram problemas do lado de fora do local, por volta de 2h20, mas ninguém foi preso. A Corregedoria investiga o caso.
O juiz da Infância e da Juventude, Paulo César Gentile, acredita que a ação esteja mais relacionada a um ato de vandalismo do que a uma tentativa de resgate de internos, mas confirmou que, por precaução, decidiu transferir o menor infrator para outra unidade da Fundação Casa em São Paulo. “Preferimos transferi-lo para evitar mais problemas”, explicou.

Segundo a Fundação Casa, a Corregedoria Geral esteve no local e instaurou uma sindicância para apurar o suposto ato de vandalismo. A instituição também já havia confirmado a abertura de uma apuração sobre a fuga de 38 menores entre 13 e 20 de abril.
Atualmente, a instituição mantém quatro centros socioeducativos em Ribeirão Preto, sendo três de internação e um de semiliberdade, com capacidade total para 390 adolescentes.
O caso
Cerca de dez pessoas tentaram invadir o centro socioeducativo Ouro Verde da Fundação Casa em Ribeirão Preto e causaram tumulto do lado de fora da unidade, na madrugada desta segunda-feira. O grupo lançou pedras, pedaços de pau e outros objetos contra a guarita na portaria principal da unidade. Os vidros foram danificados, mas nenhum segurança ficou ferido. Parte dos vândalos também cortou as grades de proteção que cercam a instituição. O grupo, entretanto, não conseguiu acessar os centros socioeducativos.
Parte do alambrado foi quebrado em uma tentativa de entrar na unidade em Ribeirão Preto, SP (Foto: Paulo Souza/ EPTV) 
Parte do alambrado foi quebrado em uma tentativa
de entrar na unidade (Foto: Paulo Souza/ EPTV)

A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas na região próximo à Rodovia Geovana Aparecida Deliberto, mas ninguém foi preso ou identificado.
 
Sindicato
Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), Alan Márcio, os funcionários estão com medo de trabalhar depois do que aconteceu. “A segurança é pouca na unidade, algo tem que ser feito antes que alguma coisa pior aconteça”, afirmou.
Ainda de acordo com Márcio, no momento da confusão havia nove funcionários trabalhando na instituição para 110 menores infratores. Com esse número de internos, a unidade estaria superlotada, pois deveria abrigar 83 adolescentes.
O Ministério Público já entrou com duas ações na Justiça pedindo mudanças na estrutura da Fundação Casa. Para o promotor da Infância e da Juventude, Luis Henrique Paccagnella, a insegurança se dá pelo “gigantismo” da instituição. “Uma unidade muito grande dificulta o trabalho socioeducativo. São muitos internos para poucas pessoas, muitos adolescentes no mesmo complexo. Isso facilita que cada vez mais ocorrências desse tipo aconteçam.”
A assessoria de imprensa da Fundação Casa informou que o local conta com mecanismos de proteção, como dois muros externos e uma área perimetral.

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/05/menor-e-transferido-apos-tumulto-na-fundacao-casa-em-ribeirao-preto-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário