segunda-feira, 21 de abril de 2014

'Unidade é insegura', diz promotor sobre a Fundação Casa em Ribeirão

Na madrugada de domingo, 32 menores infratores fugiram da instituição.Segundo Paccagnella, problemas acontecem por má administração.

Michel Montefeltro

Do G1 Ribeirão e Franca
Menores rendem agente durante a madrugada e 32 fogem da Fundação Casa em Ribeirão Preto (Foto: Antônio Luiz/EPTV)
Menores rendem agente durante a madrugada e 32 fogem da Fundação Casa em Ribeirão Preto (Foto: Antônio Luiz/EPTV)


O promotor da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto (SP), Luis Henrique Paccagnella, afirmou na manhã desta segunda-feira (21) que o complexo onde fica a Fundação Casa na cidade é “totalmente inseguro”. A declaração acontece após a fuga de 32 menores infratores da instituição na madrugada deste domingo (20).
Essa é a segunda fuga na unidade em Ribeirão Preto, desde que os funcionários da instituição iniciaram uma greve estadual, há 11 dias. Na noite de domingo (13), oito menores fugiram enquanto praticavam atividades esportivas de rotina. Três deles foram recapturados no dia seguinte.

Promotor quer que unidades da Fundação Casa abriguem até 56 menores infratores (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Promotor quer reduzir o tamanho do complexo
                                                                        para abrigar no máximo 40 adolescentes por
                                                                             unidade (Foto: Carlos Trinca/EPTV).

Em relação à segurança do complexo, o promotor afirma que a superpopulação na instituição contribui para que rebeliões e fugas aconteçam – atualmente, a unidade abriga 140 menores e tem capacidade para 110. “A Fundação Casa diz que o problema é negligência dos funcionários, mas na realidade, trata-se de uma gestão ruim. A instituição não admite os problemas e o resultado tem sido esse. Não há a possibilidade de dialogar”, afirma o promotor.
Sobre a greve, Paccagnella diz que o Estado tem dinheiro para contratação emergencial de funcionários e acredita que a paralisação não ajuda, mas que não é a responsável por problemas, como a fuga que aconteceu no fim de semana. “Essas coisas acontecem mais pela coordenação da instituição não saber lidar com esses casos.”
Ainda segundo o promotor, a Vara da Infância e Juventude move várias ações na Justiça para tentar resolver os problemas da Fundação Casa. “Estamos tentando reduzir o tamanho do complexo, que hoje abriga cerca de 390 menores infratores. Com a ampliação, esse número aumentará para 450 adolescentes detidos. Temos uma ação judicial para impedir isso”, diz. Com essa ação , as unidades não poderiam abrigar mais do que 40 menores.

A fuga
A Fundação Casa abriu sindicância para investigar a fuga dos 32 adolescentes no domingo de uma das unidades do complexo de Ribeirão Preto. Atualmente, o complexo da Fundação Casa mantém quatro centros socioeducativos na cidade, sendo três de internação e um de semiliberdade, com capacidade total para 390 adolescentes. Todos os prédios estão situados em um mesmo complexo, às margens da Rodovia Geovana Aparecida Deliberto.
Segundo um funcionário que não quis se identificar, cinco pessoas trabalhavam no local, quando, por volta de 3h, um dos menores infratores pediu para ir ao banheiro. No momento em que o agente abria a cela, os adolescentes o renderam com uma faca e o agrediram com socos. O servidor foi amarrado e trancado no banheiro. Em seguida, eles pegaram as chaves e abriram todas as portas, liberando os 140 detidos do centro.
Os adolescentes fugiram pelo portão principal, em direção à rodovia. No final da tarde de domingo, a mãe de um dos fugitivos compareceu à unidade acompanhada de um advogado, para entregar o filho, que havia retornado à casa da família após a fuga. O jovem foi identificado e apreendido.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Casa, os outros 31 menores infratores continuam foragidos. A assessoria informou ainda que o Poder Judiciário e os familiares dos adolescentes que fugiram foram avisados. Segundo a instituição, a Polícia Militar continua fazendo buscas na região à procura dos menores.

2 comentários:

  1. PALHAÇADA COLOCAM PESSOAS SEM CAPACIDADE PARA ADMINISTRAR ESTA INSTITUIÇÃO NA ÉPOCA DA FEBEM EXISTIA UM TRABALHO POBRE (PEDAGÓGICO)POBRE PORQUE NÃO TINHA RECURSO QUE TEM HJ,ADOLESCENTES MAIS ENVOLVIDOS NO CRIME NÃO TINHA MUITA DROGA PORQUE ERA"MACONHA,LANÇA PERFUME,COCAÍNA E LSD, SÓ FAZIAM USO QUEM TINHA DINHEIRO E O TRAFICANTE NÃO TINHA ESPAÇO NO MERCADO PORQUE A DEMANDA ERA POUCA.OUVE UM CRESCIMENTO DA INSTITUIÇÃO SIM MAIS TERIA QUE TER MEXIDO NESTA LEI"ECA" AI CRIARAM O SINASE PARA ALIMENTAR O ECA QUE ESTAVA FALIDO SEM FORÇA NENHUMA.TEMOS QUE TER RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AS DROGAS E ACREDITAR E NÃO ACEITAR QUE PERDEMOS PARA ELA E CRIARMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA PODER SALVAR NOSSOS JOVENS. OLHA A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS ONDE SEMPRE FOMOS PARA APRENDER E HJ OS PAIS ESTÃO MANDANDO SEUS FILHOS PARA SEREM EDUCADOS NA ESCOLA POR TER QUE TRABALHAR E DAR UMA CONDIÇÃO MELHOR PARA SEUS FILHOS E ESTAMOS ESQUECENDO DA EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA,AMOR E DIALOGO.NA MINHA ÉPOCA TINHAM AS MATÉRIAS "EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E RELIGIÃO" CANTAVA O HINO NACIONAL E DA BANDEIRA E HJ NADA É FEITO.AI VEM O GOVERNO CRIAR "CONSTRUIR "FUNDAÇÃO CASA" EM QUALQUER MUNICÍPIO E ENCHER DE ADOLESCENTES EM VEZ DE CRIAR MECANISMO ESCOLAS TÉCNICAS,PROFISSIONALIZAÇÃO,ETC. SENHORA BERENICE E MARIA ELI POR FAVOR VAMOS TER RESPONSABILIDADE E COLOCAR PESSOAS COM CAPACIDADE PARA ADMINISTRAR AS REGIONAIS,UNIDADES E NÃO PESSOAS APADRINHADAS QUANDO APARECE PESSOAS BOAS VOCÊS MANDAM EMBORA COMO ACONTECEU RECENTE NO INTERIOR. OUTRA COISA IMPORTANTE É SIM O SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS MAIS O IMPORTANTE É SEGURANÇA,RESPEITO,DISCIPLINA . O QUE ACONTECEU EM RIBEIRÃO PRETO É SÓ UMA MOSTRA DA MÁ ADMINISTRAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA TAREFA DE RESSOCIALIZAR ESTES ADOLESCENTES SE ELES ESTÃO LÁ PARA CUMPRIR UMA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA TEM QUE SER COBRADO MESMO E FAZER CUMPRIR AS LEIS PARA QUE QUANDO SAIR DA INSTITUIÇÃO VÃO ESTAR PREPARADOS PARA SEREM HOMENS E NÃO VOLTAREM PARA O CRIME.HOJE SÓ TEM DOIS CAMINHOS "DEUS" E O ESPORTE PARA PODER INICIAR UM TRABALHO E PODER INVESTIR EM OUTRAS ATIVIDADES.ACORDA GOVERNO E TERCEIRIZA ESTA INSTITUIÇÃO E PASSA A RESPONSABILIDADE AOS MUNICÍPIOS A QUALIDADE VAI MELHORAR O TRABALHO E O CUSTO VAI DIMINUIR MUITO ONDE HJ É DE $ 7.200,00REAIS POR ADOLESCENTES E O FUNCIONÁRIO(AGENTE)GANHA EM TORNO DE $1.800,00 REAIS.ACORDA GOVERNO, BERENICE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário as sua palavras são de uma pessoa que conhece a instituição da para notar sua experiência porque o Governo não aproveita pessoas assim para ajudar no trabalho desta instituição Falida que só coloca pessoas sem experiências e alguns concursados que nunca trabalharam com Adolescentes.Concordo tem que terceirizar esta Entidade porque se torna mais fácil em Demitir quem não esta apto para este trabalho que é de muita responsabilidade.

      Excluir