terça-feira, 22 de abril de 2014

Alckmin culpa greve de agentes por fuga da Fundação Casa em Ribeirão

Desde o início da paralisação, 40 menores escaparam do complexo.
Agentes negam que movimento esteja prejudicando trabalho na instituição.

Do G1 Ribeirão e Franca

Em visita a Franca (SP) na tarde desta segunda-feira (21), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSBD), declarou que a fuga dos 32 adolescentes de uma das unidades do complexo da Fundação Casa de Ribeirão Preto (SP) foi devido à falta de funcionários em razão da greve dos agentes, que já dura 11 dias.
Segundo Alckmin, há uma determinação da Justiça do Trabalho que exige que a instituição funcione com no mínimo 70% do quadro de trabalhadores, mesmo que haja a paralisação. “Infelizmente essa medida não é cumprida, na hora da fuga era para ter 12 funcionários trabalhando no local, mas só tinham quatro”, afirma o tucano.

Funcionários que estão em greve e não quiseram se identificar contestaram a declaração do governador. Segundo eles, cerca de 500 pessoas trabalham no complexo da Fundação Casa de Ribeirão Preto, sendo que só na unidade onde houve a fuga são 100 trabalhadores. “Isso que ele [Alckmin] alega não tem fundamento. Essa determinação é válida para todos os funcionários, não só os servidores, conta pra tudo, desde os agentes aos coordenadores e diretores da instituição. De 500, somos 60 trabalhadores em greve, é só fazer as contas e ver que tem 70% dos funcionários no complexo, seguindo a determinação”, diz um dos agentes.
Os agentes negam ainda a afirmação de Alckmin de que no momento da fuga apenas quatro funcionários trabalhavam no local. “Ao todo eram sete pessoas trabalhando na unidade no momento da fuga, que foi por volta das 3h. Até às 22h eram 15.”
Alckmin culpa greve dos agentes por fuga da Fundação Casa em Ribeirão Preto, SP (Foto: Valdinei Malagutti/EPTV) 
Alckmin culpa greve dos agentes por fuga da
Fundação Casa (Foto: Valdinei Malagutti/EPTV)

De acordo com o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto, Paulo César Gentile, problemas como a fuga podem acontecer durante a greve. Mas para ele, essa não foi a principal causa. “Eu prefiro não acreditar que a greve foi a grande responsável por esses adolescentes terem escapado. A superlotação é um dos motivos, são 9,7 mil menores infratores internados nos mais de 150 complexos da Fundação Casa no Estado. E isso vem crescendo com a tendência de aumentar o tempo de internação desses jovens. Isso causa insatisfação e a fuga é o anseio radical pela liberdade”, afirma o juiz.
O promotor da Vara da Infância e da Juventude, Luis Henrique Paccagnella, também acredita que essa superlotação pode contribuir para que aconteçam fugas e rebeliões. Ainda segundo Paccagnella, isso leva a uma falta de segurança na instituição. Atualmente, a unidade de onde os menores escaparam abriga 140 menores, sendo que a capacidade é para 110. "A Fundação Casa diz que o problema é negligência dos funcionários, mas na realidade, trata-se de uma gestão ruim. A instituição não admite os problemas e o resultado tem sido esse. Não há a possibilidade de dialogar”, diz.
Uma nova reunião para discutir os rumos da greve está prevista para acontecer na quarta-feira (23) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) de São Paulo.
Fuga
Duas fugas foram registradas na Fundação Casa de Ribeirão Preto desde o início da greve estadual, há 11 dias. Na noite de domingo (13), oito menores fugiram enquanto praticavam atividades esportivas de rotina. Três deles foram recapturados no dia seguinte.
Na madrugada de domingo (20), 32 adolescentes fugiram após um dos agentes ter sido rendido por um grupo armado com uma faca. Apenas um dos internos voltou à unidade depois que a mãe resolveu levá-lo de volta à fundação.
Atualmente, o complexo em Ribeirão Preto mantém quatro centros socioeducativos, sendo três de internação e um de semiliberdade, com capacidade total para 390 adolescentes.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Casa, o Poder Judiciário e os familiares dos adolescentes que fugiram foram avisados. Segundo a instituição, a Polícia Militar continua fazendo buscas na região à procura dos menores.
Agentes da Fundação Casa de Ribeirão Preto estão em greve há 11 dias (Foto: Reprodução/EPTV)Agentes da Fundação Casa de Ribeirão Preto estão em greve há 11 dias (Foto: Reprodução/EPTV)

Um comentário:

  1. FALACIAS GOVERNAMENTAIS, CONVIDO O EXCELENTISSIMO GOVERNADOR A PASSAR UM DIA NO PATIO DE UMA UNIDADE DA FUNDAÇAO CASA, E PAGAR VENENO PARA AQUELES QUE VOCES DIZEM SEREM MENORES,EIS AQUI O CONVITE.

    ResponderExcluir