sábado, 8 de março de 2014

Interno da Fundação Casa ataca e fere agente com máquina de cortar cabelo

A unidade da Fundação Casa de Franca vive momentos de turbulência. Na segunda-feira, internos quase deram início a uma rebelião. Dois dias depois, um jovem de 16 anos ameaçou um dos coordenadores de morte com uma máquina de cortar cabelos. 
Ele ainda feriu um agente no braço e na perna usando o aparelho. 

Ontem, em nota oficial, a instituição informou que “a Corregedoria Geral instaurou uma sindicância para apurar ambos os casos”. O 5º Distrito Policial, onde os agentes registraram as duas ocorrências, instaurou inquérito para apurar as denúncias.

O ataque de quarta-feira, que deixou um agente ferido, teve início após um interno de 16 anos ofender verbalmente a professora do curso de corte de cabelo. Um dos coordenadores, ainda no interior da oficina, anunciou que o jovem seria punido com uma semana a mais de internação. Revoltado, o menor pegou uma máquina de cortar cabelo e o ameaçou de morte. Agentes que estavam de plantão foram chamados. Outros internos tentaram chegar a alas diferentes, foram contidos e trancados na oficina. O menor, retirado do local, só foi “desarmado” após ferir um agente de apoio.  Ele passa bem e continua no trabalho.

Os ataques não seriam gratuitos. Os internos, segundo agentes, “criam problemas” para conseguir que funcionários mais rígidos sejam transferidos da unidade. A Fundação Casa, segundo um dos denunciantes, é uma “bomba relógio”. “Tudo pode explodir a qualquer momento”, afirmou o funcionário à reportagem após solicitar anonimato.

A “explosão” quase ocorreu dias antes, na segunda-feira de Carnaval. Dois garotos foram avaliados como indisciplinados por “estarem ligados a desordens”. Eles passaram a proferir ameaças a funcionários. No momento do banho, quatro tentaram pegar um dos agentes como refém. Ele conseguiu escapar. Os internos, então, começaram a se reunir para uma rebelião. A equipe de choque, formada por funcionários, chegou a se preparar para entrar em ação, mas por volta da meia noite, a situação foi normalizada.

A instituição informou que os envolvidos passarão pelo CAD (Conselho de Avaliação Disciplinar) do Centro Socioeducativo de Franca. “Após análise do CAD, os jovens receberão uma sanção disciplinar que ainda será definida”, afirmou a nota enviada à redação.  Sobre o clima dentro da Casa de Franca, a direção afirmou que as atividades estão sendo desenvolvidas normalmente.

http://www.gcn.net.br/noticia/243647/franca/2014/03/interno-da-fundacao-casa-ataca-e-fere-agente-com-maquina-de-cortar-cabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário