quinta-feira, 27 de março de 2014

Funcionários de abrigo de menores fazem greve na Zona Oeste do Rio

Segundo um dos grevistas, condições da unidade são desumanas.
Com a paralisação, jovens estão sem banho de sol e audiências.


Agentes do educandário Santo Expedito entram em greve (Foto: Gabriel Barreira/ G1)Agentes do educandário Santo Expedito entram em greve (Foto: Gabriel Barreira/ G1)

Os adolescentes apreendidos em unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro estão, desde terça-feira (25), com banho de sol, audiências, visitas e demais atividades suspensas. A medida acontece por conta do protesto de agentes socioeducativos do departamento, que reivindicam o ajuste do plano de cargos e salários, que estaria congelado. De acordo com o sindicato dos agentes, cerca de 350 funcionários estão de braços cruzados.

Um dos agentes do Educandário Santo Expedito, em Gericinó, Zona Oeste do Rio, que preferiu não se identificar, afirmou que as condições de trabalho são desumanas e o local não é capaz de oferecer condições de restabelecimento socioeducativo aos jovens.
O local fica a poucos metros do Complexo Penitenciário que abriga presídios como Bangu I e Bangu II — os quais são administrados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Por conta das semelhanças com o Complexo, o Educandário é chamado ironicamente de Bangu 0 e, dentre os pedidos dos grevistas, está ter o salário equiparado ao dos agentes penitenciários da Seap.
De acordo com Julio César Peçanha, um dos líderes da paralisação, o risco de vida no trabalho também é grande.
"Os jovens estão recebendo alimentação e cuidados médicos, somente o necessário. A greve vai até domingo e esperamos uma contraproposta do governo para melhorar nossas condições de trabalho. Só no ano passado morreram quatro agentes aqui", disse Julio César.
À espera da oficialização da proposta do Governo, o comando de greve decidiu não marcar uma assembleia geral até ter um documento oficial em mãos.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/funcionarios-de-abrigo-de-menores-fazem-greve-na-zona-oeste-do-rio.html

Um comentário:

  1. o educandário santo expedito (ESE), são instalações aproveitadas da antiga penitenciária Muniz Sodré .

    ResponderExcluir