A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) e a Polícia Militar estão em diligência para procurar um adolescente que fugiu, na manhã deste domingo (2), da Unidade de Internação de Menores (UIM), localizada no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Outros quatro reeducandos também chegaram a fugir, mas foram recapturados.
Buraco foi feito perto de uma das guaritas. (Foto: Roberta Cólen/G1) |
Segundo o sargento Renato, do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), equipes da PM estão fazendo rondas pelo local em busca do fugitivo. “Os quatro adolescentes que tentaram fugir foram pegos por equipes da Rádiopatrulha, já o outro continua sendo procurado e várias equipes estão mobilizadas para isso, inclusive, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi dar apoio, além de um helicóptero da Secretaria de Defesa Social”, disse.
Um buraco na parede próximo a uma das guaritas da entrada do complexo chamou a atenção da reportagem. Testemunhas, que pediram para não serem identificadas, afirmaram que o buraco foi feito pelos adolescentes. De acordo com a assessoria de comunicação da Sgap, a suspeita é que os adolescentes tentaram escapar pulando do muro do prédio.
Pelo buraco, que foi fechado com tijolos e cimenos uma hora após a fuga, a reportagem conseguiu ver capsulas de armas no chão. Segundo o cabo Abreu, da RP, se tratavam de munições químicas, ou seja, não letais. “Eles jogaram pedras na gente e tentamos impedir atirando com essas munições”, afirmou.
Visitas canceladas
O movimento em frente à unidade era grande, pois como domingo é dia de visita, familiares se preparavam para reencontrar os entes e ficaram apreensivos com a fuga e ação da polícia. “Meu genro foi preso por roubo e depois desacato. Ele apanha muito aí dentro. Levei ventilador para ele e quebraram. São tratados como bichos e por isso fogem”, relatou a sogra de um dos infratores, que garantiu que ele não estava entre os que fugiram na manhã de hoje.
As visitas foram canceladas pela superintendência. Segundo a polícia, a cúpula da Polícia Militar e o Secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, estão se reunindo com o diretor da UIM e só depois vão se posicionar sobre o ocorrido.
A Sgap ainda informou que ainda não sabe a identidade do menor que está foragido e que uma contagem está sendo realizada.
Fonte: G1-AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário