Todos os 54 adolescentes fugiram da unidade na noite de quarta-feira (18).
Segundo a polícia, 23 internos já foram recapturados; 31 estão foragidos.

Todos os 54 internos da Fundação Casa de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, fugiram da unidade na noite de quarta-feira (18). A fuga foi registrada por volta das 22h30 e, segundo a Polícia Civil, 23 deles já tinham sido recapturados até as 18h30 desta quinta-feira (19).
Ao todo, 31 adolescentes continuam foragidos e a polícia está mobilizada para recapturar os internos. A Polícia Militar pede ajuda dos moradores com denúncias. "Muitos desses menores foram recapturados através (de denúncias) no 190 de pessoas que perceberam movimentação estranha, a própria roupa dos menores (macacão na cor cáqui), que muitos deles estão sujos de barro porque nas imediações tem muita mata, lama e é justamente isso que a Polícia Militar solicita, que a população nos ajude com denúncias de qualquer movimentação estranha nesse sentido", disse o capitão da PM, Alexandre Cândido de Lima, ao G1.
Segundo a polícia, os internos fizeram uma rebelião na noite de quarta-feira, quebraram paredes na unidade e fugiram pelo setor de lavanderia, após escalarem um muro de cerca de 10 metros de altura. Não houve servidores reféns e ninguém ficou ferido.
Diversas viaturas da PM se dirigiram ao local logo após a fuga em massa na tentativa de recapturar os menores. Ninguém se feriu e não houve reféns. Os infratores fugiram para um imenso matagal próximo da unidade, nas imediações do bairro Poços das Antas, na zona rural do município. Durante a madrugada desta quinta, a Polícia Militar recebeu dezenas de denúncias de menores invadindo quintais de residências e de comércios nos bairros próximos à Fundação Casa, onde também funciona o Centro de Detenção Provisória (CDP) do litoral norte. A unidade de Caraguatatuba da fundação tem capacidade para 56 internos.
Segundo a Polícia Militar, integrantes da Corregedoria da Fundação Casa em São Paulo foram enviados para Caraguatatuba para apurar as circunstâncias da fuga. A Fundação Casa de Caraguatatuba foi construída há 4 anos e tem capacidade para 56 adolescentes.
No início da manhã desta quinta, os fugitivos já tinham ganhado as ruas do centro da cidade (distante 10 km da Fundação Casa) e algumas praias, como a Martim de Sá. A PM contou com o auxílio de denúncias anônimas, inclusive de familiares de alguns dos menores. Em uma das denúncias, moradores relataram que dois menores estavam no quintal de uma residência de veraneio portando armas.
A assessoria de imprensa da instituição afirmou em nota que o Judiciário e os familiares dos adolescentes serão informados da ocorrência. Uma sindicância ouvirá todos os servidores de plantão e adolescentes recapturados, informou a fundação. O prazo para finalizar a investigação é de 90 dias.
Por meio de nota, a Fundação Casa informou que já instaurou uma sindicância, que vai apurar o ocorrido com base nos depoimentos que serão colhidos com servidores de plantão e os adolescentes recapturados.
O prazo para finalizar a investigação é de até 90 dias. O órgão informou ainda que os jovens recapturados "passarão pela Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) do centro socioeducativo e poderão sofrer sanções disciplinares, que ainda serão definidas"
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/12/fuga-de-todos-os-internos-esvazia-fundacao-casa-de-caraguatatuba-sp.html
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,fuga-de-internos-esvazia-fundacao-casa-de-caraguatatuba,1110437,0.htm
INFELIZMENTE ESTAMOS HOJE COM A CATEGORIA RACHADA. E ESPERANDO QUE ESTA NOVA GESTÃO CONSIGA MUDAR ESTÁ SITUAÇÃO.
ResponderExcluir