quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Adolescentes são recapturados após motim no Ciam

A Polícia Militar controlou o motim e recapturou os 11 adolescente que fugiram, na manhã desta quarta-feira (27), do Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), no bairro do Sideral, em Belém.


Adolescentes são recapturados após motim no Ciam (Foto: Thiago Góes)


De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), a ação iniciou por volta de 11h de hoje, quando quatro adolescentes foram encaminhados por quatro monitores da unidade ao banho de sol. Fora do quarto-cela, os internos renderam os monitores com estoques - um tipo de faca - e em seguida os trancaram em uma sala e abriram todos os outros quartos dando liberdade aos demais adolescentes.

Através de um buraco feito em uma das celas, que dava acesso ao terreno localizado atrás do prédio do Ciam, 11 adolescentes conseguiram fugir. A Polícia Militar foi acionada e imediatamente realizou buscas no entorno do Centro de Recuperação. Cerca de uma hora depois, todos foram recapturados. Ninguém ficou ferido durante o motim.

No início da tarde de hoje, a PM realizou revista nos detentos para eliminar qualquer outra arma, além da conferência dos nomes. A Fasepa disse que irá apurar como as armas chegaram às mãos dos adolescentes durante o banho de sol, assim como a existência do buraco no quarto-cela.

Ainda segundo a Fasepa, 10 dos adolescentes que estão envolvidos na situação irão para a Delegacia de Atendimento ao Adolescente (DATA), onde será feito um boletim de ocorrência.

Os adolescentes irão responder por dano ao patrimônio e tentativa de fuga, além de passarem pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O outro jovem envolvido na fuga completou 18 anos na ultima semana, e por isso fará procedimento em uma delegacia comum, onde será indiciado pelo código penal adulto, e ficará a critério da interpretação do delegado se ele voltará para o
CIAM-Sideral.

Todos os 11 internos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar perícias. A equipe técnica do Ciam será ouvida ainda hoje para detalhar o ação dos adolescentes. A Fasepa informou ainda que o Ciam concentra atualmente 59 adolescentes em caráter provisório, já que o Centro realiza internação em um período máximo de 45 dias, onde aguardam a sentença do juiz.

(DOL)
http://www.diarioonline.com.br/noticia-264584-adolescentes-sao-recapturados-apos-motim-no-ciam.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário