quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cenam e Usip têm 135 fugas desde agosto e vizinhos vivem com medo

"Em 23 anos, nunca vi tanta fuga como agora", diz empresária.
Justiça pediu interdição do Cenam e transferência dos adolescentes.

Clima de tensão é constante no Cenam e Usip (Foto: Marina Fontenele/G1)
Clima de tensão é constante no Cenam e Usip (Foto: Marina Fontenele/G1)


A quantidade de fugas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e na Unidade de Internação Provisória (Usip) impressiona. Cerca de 130 adolescentes infratores conseguiram pular os muros que os separavam da liberdade no período entre 5 de agosto até a terça-feira (29). Essas unidades de ressocialização estão situadas na Avenida Tancredo Neves, uma das mais importantes vias de Aracaju, em Sergipe, próximo a lojas, residências, escola e faculdade. Quem trabalha na região vive com a sensação de insegurança.

“Já vimos várias vezes adolescentes ainda com a farda de internos correndo pela calçada para entrar no matagal. Eles nunca entraram na loja, mas mesmo assim nós ficamos apreensivos, com medo de sermos rendidos ou de ficarmos no meio de uma ação policial para captura dos fugitivos”, afirma o vendedor Ivan Lemos.
Em outro estabelecimento comercial localizado a cerca de cem metros do Cenam e da Usip, o relato é diferente. Um fugitivo já entrou no local duas vezes neste ano para furtar televisão, computadores e outros objetos de valor. A ação do adolescente ficou registrada pelas câmeras de segurança. Os proprietários dizem que não têm dúvida que foi um ex-interno do sistema de ressocialização porque um amigo policial militar confirmou essa informação.

“Em uma dessas fugas um menino entrou no galpão e pediu a farda do meu funcionário para poder tirar o uniforme laranja com branco que eles usam. Outra vez uns meninos entraram e a polícia passou correndo atrás deles. Em 23 anos nesse local nunca tinha visto tanta fuga como está acontecendo agora”, revela a empresária Cristiane Batalha. Os vizinhos das unidades de internação também revelam que já viram pessoas entrando no matagal para jogar celulares e outros materiais por cima dos muros.

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/cenam-e-usip-tem-135-fugas-desde-agosto-e-vizinhos-vivem-com-medo.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário