quinta-feira, 10 de outubro de 2013

1º LENOS (livre encontro Nacional online de socioeducadores)

Socioeducadores de vários estados se reúniram e realizaram o Primeiro livre encontro Nacional  online de Socioeducadores (L.E.N.O.S) na pagina do Facebook  "Movimento dos socioeducadores do Brasil"

O evento aconteceu do dia 01/10 a 07/10 com Participantes dos estados: São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Matogrosso do sul, Acre,Goias, Ceara, Sergipe, Pernambuco, Espirito Santo, Bahia e Distrito federal

Com o Propósito de coletar propostas e opiniões para definição de um planejamento que estruture melhores condições para o atendimento socioeducativo no Brasil, a partir de politicas de valorização do Profissional.
Foram coletadas 335 comentários com propostas e opniões.
Podemos observar que as dificuldades são as mesmas em todos os estados mudando apenas as nomenclaturas dos cargos.









Veja os Principais comentários:


  • Roberto Conde Acho que o problema de Goiás, é o problema de todo o socioeducativo nacional. Falta de estrutura, capacitação do servidor, perseguição por parte dos gestores em forma de assédio moral escancarado, mas principalmente falta de salário decente. Precisamos urgentemente valorizar nossa categoria. Com exceção do DF, todos os demais estados ganham uma miséria pra executar um trabalho que é de alta complexidade. Penso que se faz necessário criar um PISO NACIONAL para os trabalhadores do Sistema Socioeducativo.
  • Roberto Conde A falta de salário faz com que rotatividade seja enorme. Socioeducadores entram hoje no sistema apenas pela estabilidade de um serviço público, mas já entram com o pensamento em sair. A falta de uma remuneração decente, aliada a falta de estrutura para desenvolver um bom trabalho, faz com que haja essa rotatividade, onde o servidor toma posse, estudando pra outro concurso. Isso gera na categoria uma falta de identidade.
  • Michel George Acredito que a falta de profissionalismos na escolha dos gestores através de chances iguais, e concursos internos transparentes para promoção de fato e não mais cargos comissionados por lambe sacos como é hoje.
  • Rones Marciel com que atrativo o estado vai promover uma melhor seleção !! com que atrativo ele vai motivar os que ali já estão, está é a questão ! se copbra muito do servidor e o valoriza pouco !
  • Rones Marciel todo ano tem que se fazer concurso publico para preencher vagas, nunca preenche..motivo? baixo salario e trabalho de riscos..não é qualquer um que aceita trabalhar onde há riscos, agressão, vários agentes em são Paulo foram mortos nas ruas por emboscada, Uns desistem logo nos primeiros dias que encaram um pátio de unidade na Fundação Casa. Trabalho altamente estressante, desvalorizado...a pessoa já entra pensando em fazer outro concurso !! para se ter uma idéia dos 1.143 que entraram no ano em que eu prestei este concurso em 2011 só ficaram 64. Será que o governo não enxerga ! que precisa valorizar está profissão ! precisamos de um salario justo ! precisamos ser valorizados ! uma profissão que nem é regulamentado ! cada estado tem uma nomenclatura ! uma mescla de pedagogia e segurança , que formação o socioeducador tem para ser tão cobrado ? quando convêm somos segurança !
  • Flavio Ciuti Pessoal, vou dar minha modesta opinião: Acredito que devemos, primeiro, regulamentar a função DE AAS e chamar os demais servidores/cargos para formarem juntos um bloco só. Segundo: isto feito, ajustar a parte salarial que é a maior briga dos funcionários, seja de onde for. em feito isso, poderemos pressionar, através da Federação Nacional, que os cargos de confiança sejam através de concursos internos dando , assim, chance igual para todos os servidores.Por enquanto, estou colocando estes segmentos para ver a opinião de todos os debatentes, assim nos focamos diretamente no que mais está pegando em todos os estados.
  • Rones Marciel O QUE COMPLICA É ISSO..TEM ESTADO QUE É EDUCADOR SOCIAL, OUTRO AGENTE SOCIOEDUCADOR, OUTRO MONITOR E TANTOS OUTROS CODINOMES, DENOMES E POR AI VAI SÓ PRA CONFUNDIR AQUI EM SÃO PAULO JÁ PASOU POR ANALISTA, MONITOR, AGENTE DE SEGURANÇLA, AGENTE DE APOIO
  • Rones Marciel brasilia O salário base da categoria é de R$ 2,6 mil em regime de 40 horas semanais. Além do reajuste, a categoria pede a derrubada do veto ao 3º artigo da lei distrital 1.185/2012, que permite o porte de arma dos agentes socioeducativos.
  • Jose Venancio de Souza temos o compromisso de chapa de lutar pela organização da profissional socioeducativa no país. vamos em frente, quem sabe constituir uma federação nacional e influenciar na politica, coisa qu hoje os sindicatos não fazerm pois as plitic de direitos humanos é muito fechada em si mesma.
  • Elaine Loureiro Penso da seguinte forma... Se temos a função de socioeducador, como obrigação conter, agir com a segurança e ao mesmo tempo temos que educar... Devíamos receber o dobro, pois exercemos dupla função... Quando prestei meu concurso, entrei como agente de proteção e dividia meu espaço com monitores, ate que vieram e nos mudaram para agente de apoio tecnico e nos transformaram em 2x2, depois resolveram inventar que a fundação tinha que ter agente de segurança e agente de apoio tecnico, sendo o de segurança externo e o de apoio tecnico interno... mais uma vez viram que nao deu certo... e colocaram todos pro pátio e nos mudaram para agentes de apoio socioeducadores em 2009... O mais engraçado temos que aceitar como sempre!!!
  • Márcia Cristina Rosário Aqui no Pará prestei concurso pra monitor. Depois fui pra apoio pedagogico. Mas eles falam sempre que estamos trabalhando em desvio de função, antigamente lá nos meados dos anos 90, havia a função de apoio técnico, mas foi extinta. Sendo que o apoio pedagogico recebe bem menos que um monitor plantonista. A desingualdade é regional e nacional.
  • Leandro Andretta Sim companheira é por isso que temos que lutar pela regulamentação de nossas profissões.
  • Gabriel Beserra AQUI NO CEARA NOS SOMO INSTRUTORES EDUCACIONAIS.A GENTE VAI AO BANCO ABRIR UMA CONTA,OU EM ALGUM OUTRO LUGAR E MOSTRAMOS O CONTRA CHEQUE E O CARA PERGUNTA;O QUE É UM INSTRUTOR EDUCACIONAL?  MAH FICO E CONSTRANGIDO.
  • Adriano Da Silva Neiva Processo seletivo ético, justo e transparente (tipo concurso interno) para promoção de socioeducadores para cargos de chefia, INCLUSIVE PARA O ALTO ESCALÃO!
  • Michel George A tempos que nós da base da Fundação Casa solicitamos , sugestionamos ao menos nas esferas regionais , com a certeza que este processo seria totalmente positivo na moral dos bons profissionais e o impacto na qualidade do trabalho seria visível , mais preferem continuar com as panelas regionais e na sede e assim os trabalhadores e os adolescentes continuam sendo prejudicados por gestores que nem deveriam ter este nome.
  • Ronaldo Santos Então temos até agora aqui Monitores, Apoios pedagógicos,Agente Socioeducativo,Agente de apoio Socioeducativo, Instrutores Educacionais. Agora para lutar pela regulamentação de nossas profissões precisamos saber das atribuições se diferenciam de algum parâmetro ou não.
  • Alessandro Moñiz Ronaldo, aí está um dos principais problemas, não há como estabelecer um parâmetro pois até hoje existem servidores confusos em relação as suas atribuições. No meu setor existem AEs que apenas acompanham as atividades e orientam os adolescentes pois estas eram algumas das suas atribuições logo que foi criada a nomenclatura. Quando eu entrei na Fundação o trabalho do AE já exigia outras atribuições que vão muito mais além do que só acompanhar e orientar. Os mais antigos preferem, em sua maioria, seguir o antigo edital e as atribuições descritas nele.
  • Leandro Andretta Em São Paulo o salário inicial é de R$ 1927,00 com gratificação de regime especial, é uma vergonha.
  • Marcio Fagundes COMO LHE DISSE O SALARIO AQUI NO ACRE APARTIR DE MARÇO DO PROXIMO ANO SERÁ DE 3.100,00 INICIAL, TEMOS UM PCCR LEGAL, MAS AINDA FALTA MUITA COISA...
  • Leandro Andretta ter que exigir a regulamentação de nossa profissão e com isso um piso salarial nacional para que não hajam mais tantas discrepâncias salariais.
  • Márcia Cristina Rosário É! queridos colegas aqui no estado do Pará a situação e assustadora então. Vou postar o caso dos monitores diaristas: 06 hs, teto salarial+280 de abono+100 de gratificação de nivel superior+ 300 de vale alimentação+180 de vale transporte. Fica na média dos 1.500. (vou embora pro Acre.kkkkkkkk)
  • Wenderson Borghi Hoje socioeducadores do Pará se reuniram em assembleia para discutir diversas pautas, dentre elas a da associação nacional dos socioeducadores. Estamos prontos para levantar uma sub-sede em nosso estado e lutar por melhorias para todos os socioeducadores Brasil a fora.
  • Rones Marciel Wenderson Borghi vamos começar a discutir este assunto que até agora não comentamos nestes 246 comentarios . ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SOCIOEDUCADORES. falarem os sobre este assunto tão importante !
  • Marcio Fagundes estou com vcs meus amigos de farda...e acho mais que justo...salarios digno para todos os socioeducadores do brasil...e formarem uma associação...pode contar comigo...e meus amigos de farda daqui do acre...hoje sou vice-presidente do sindicato dos tecnicos e agentes socioeducadores do acre-SINTASE
  • Reginaldo Soares Xavier "40 horas semanais 2x2 em três turno para o Apoio Socioeducativo e 30 horas semanais para os demais Setores em dois ou até três turnos... Fim da superlotação. Fim dos desvios de Função. Fim do Assédio Moral.
  • Carlos Evandro Penso que precisamos ter uma comissão que organizará o encontro nacional e um pré-estatuto, que deve ser aprovado no encontro por todos os representantes dos estados. Proponho uma representação igualitária de 05 ou 10 por estado a participarem no encontro com direito a VOTO. E liberado a presença de quanto mais poderem participar com direito a VOZ.
  • Leandro Andretta Não podemos ficar só com conversas, pois de conversas já estamos a mais de 20 anos , agora é hora de agirmos, temos que nos manifestarmos e se preciso for parar todos os centros de atendimento em medidas socioeducativas do BRASIL, ai sim irão nos dar ouvidos e a atenção da qual temos direito, vamos lá companheiros(as), vamos nos mobilizar e quem tiver em cima do muro que caia de vez e se possível para o lado do trabalhador pois precisamos de todos unidos para enfrentarmos nossos patronais, força vamos para cima deles e que DEUS nos abençoe.
  • Rones Marciel Temos que entrar em contato com os servidores de Minas Gerais ..Não temos ninguém de minas gerais aqui representando, Eles estão lutando lá, ontem estiveram em um auditório e reenvidicaram ...foram ouvidos por deputados (auditório lotado) Em um auditório cheio de servidores do sistema socioeducativo de MG, o presidente do sindicato que os representa, Keifferson Pedrosa, pediu o fim da precariedade dos contratos e maior valorização salarial. “Se o Estado não respeita nem os servidores, que dirá os jovens? É o nosso trabalho de qualidade que poderá garantir a reinserção deles”, afirmou. VEJA A POSTAGEM COMPLETA NO FUNÇA NEWShttp://funcanews.blogspot.com.br/...
  • Marcos Pas IDEM PARA SÃO PAULO, POR QUE OS QUADROS DE AGENTES DE APOIO SOCIOEDUCATIVO ESTÁ COMPLETOS EM QUANTOS POR CENTOS DOS CENTROS DE ATENDIMENTO???????
  • Rones Marciel Realmente precisamos está alinhado Nacionalmente, nos Socioeducadores temos que ter um PISO NACIONAL, NOMENCLATURA NACIONAL, não importa se é CASA ou CASE, o que está em jogo é condições de Trabalho, Sálario digno e respeito para com o Socioeducador poder exercer seu Trabalho.......
    ... vamos aproveitar esse canal para expor realmente coisas que venha contribuir para a nossa Categoria, esse momento é um momento único, temos que nos unir, nos articular, porque os Gestores do Sistema Socioeducativo estão sempre tendo encontros de Gestores e nós? agora chegou a nossa fez de se Articular e fazer a Diferênça, então vamos pensar muito o que iremos colocar, opinar, porque iremos levantar uma Bandeira de Luta para toda Categoria de Socioeducadores de todo o BRASIL.(Joselito Pereira -Diretor Sindical em Salvador BA, SINDSEBA )
  • Wenderson Borghi Precisamos lançar as bases da associação nacional já, pois ainda não alcançamos 10% da massa de socioeducadores no País e a associação será uma ferramenta importante para articular as lutas nos estados. Aqui no Pará já estamos prontos para isso. Algum outro estado encara esse desafio conosco?
  • Wenderson Borghi Outra coisa, precisaremos de todas as bancadas e de todos os estados para defender nossas lutas, portanto, qualquer encaminhamento anterior a criação da associação e suas sub-sedes por companheiros de qualquer estado, não atende a contento as reivindicações de todos os estado. Gostei muito desse encontro, contudo, fica claro que já é hora de sintetizarmos o principal e paralelo ao que está sendo feito politicamente, erguermos a estrutura dos socioeducadores no Brasil. Vi uma síntese publicada pelo Adriano Da Silva Neiva e gostei muito.
  • Wenderson Borghi Ultima mensagem sobre este assunto: Colegas de São Paulo, Fundação Casa, a luta sindical de vocês não pode emperrar a luta nacional e vcs precisam ter a maturidade de entender que, independente de quem vencer ai a luta nacional precisa ter espaço para todos nós.
  • Adriano Da Silva Neiva Wenderson Borghi, certamente esta síntese das propostas dos participantes, poderia ser muito mais completa! Vamos debater proposta por proposta agora, quem sabe motive mais ideias.
  • Adriano Da Silva Neiva Caros amigos, se queremos avançar nacionalmente, sem deixar-se nas mãos de políticos e partidos diversos, temos que avançar bem estruturados. Avalio que carecemos disso, inclusive por influência do sistema, não só esta categoria, mas a população está desconfiada até da própria sombra e não tiro a razão. Se queremos ser uma só classe, categoria, time de futebol, o que quer que seja, precisamos usar todas as ferramentas que podemos.

Um comentário:

  1. fui funcionário da febem e fundação casa(MONITOR,AGENTE,COORDENADOR E DIRETOR, tivemos sim evolução mais falta mais motivação e capacitação para que o funcionário trabalhem com alegria e tb falta respeito entre os próprios funcíonarios e valorização para o agente socioeducativo.Srs. agentes lutam para um futuro melhor e trabalhem com responsabilidade para conseguirmos salvar alguns jovens da criminalidade e podermos deitar sabendo que fizemos o possivel e impossível para isto.E nunca esquecer que estes jovens necessitam conhecer DEUS, já chegam nos Centros totalmentes sem crédito e motivação de um futuro melhor.DEUS os abençoe meus irmãos.

    ResponderExcluir