terça-feira, 10 de setembro de 2013

Veja mais detalhes da fuga da fundação casa Sorocaba

A fuga foi na unidade lV

Adolescentes se organizam para escalar telhado da Fundação Casa e escapar, mas são detidos

Os cinco adolescentes confeccionaram uma corda de lençóis, conhecida como Tereza. Depois disso, pouco após às  11h, o grupo pegou uma cadeira e escalou muro do centro socioeducativo. Em seguida, chegaram ao telhado, onde quebraram uma telha para dar suporte à cadeira.

Os dois primeiros conseguiram descer, mas os demais foram pegos por agentes da unidade de internação. A dupla entrou no matagal e correu.
Os outros três envolvidos foram pegos no telhado por funcionários da própria Fundação Casa, antes que conseguissem descer para o matagal.

Depressão. Segundo um adolescente de 17 anos foi isso que o levou a se unir a outros quatro menores que fugiram da Unidade IV da Fundação Casa, na manhã de ontem, em Sorocaba.

O rapaz, que morava em Salto de Pirapora até o dia em que foi apreendido pelo envolvimento com o tráfico de drogas, foi capturado graças a ação rápida da Força Tática da Polícia Militar.

A PM também capturou um adolescente de 15 anos que escapou da unidade de internação junto com o grupo.

O incidente pode ser um dos sintomas apontados pelo promotor da Vara de Infância e Juventude de Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto, que,  em entrevista publicada em  8 de junho pelo BOM DIA,  disse que a Fundação Casa pode “explodir” devido a superlotação. “Acompanhamos nos últimos anos a mudança do perfil criminológico desses infratores que estão muito mais agressivos”, diz.





A notícia da fuga chegou na Polícia Militar. Uma das viaturas da Força Tática, com o sargento Jidijá, cabo Diniz e soldado Douglas, estava na Vila Haro e seguiu imediatamente para Aparecidinha, assim como a viatura do sargento Fumagali, cabo Alcídio e soldado Menck, que estava no Parque das Paineiras.

No início da Estrada do Barreiro, o primeiro jovem, de 15 anos, foi visto e capturado. O segundo atravessou uma pequena favela, entrando num lamaçal, mas foi apreendido.

Fundação Casa em detalhes
A Fundação Casa mantém 146 centros de atendimento socioeducativo no Estado hoje

Em Sorocaba são cinco unidades

- CASA Sorocaba I, com capacidade para 56 adolescentes

- CASA Sorocaba II, com capacidade para 56 adolescentes

- CASA Sorocaba III, com capacidade para 96 adolescentes

- CASA Sorocaba VI, com capacidade para 24 adolescentes

- CASA Semiliberdade, com capacidade para 20 adolescentes

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/57043/Menores+em+fuga+em+Aparecidinha

Um comentário: