quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Menores da Unidade de Internação Masculina de Alagoas fazem rebelião

Adolescentes estão rebelados e monitores deixaram unidade de internação.
Parentes acompanham movimentação dos policiais e do Bope.


Interno aparace no muro com rosto coberto e armado com pedaço de madeira. (Foto: Natália Souza/ G1)
Interno aparace no muro com rosto coberto e armado com pedaço de madeira.  (Foto: Natália Souza/ G1)

Após as duas tentativas de fuga, menores da Unidade de Internação Masculina (UIM) de Alagoas estão rebelados no pátio. Com a confusão, que prossegue desde a madrugada desta quarta-feira (11), os monitores deixaram a unidade e aguardam do lado de fora, junto com familiares dos internos, as negociações.

Mãe dos menores internados ficam aflitas durante espera por notícias. (Foto: Natália Souza/G1)
Familiares dos internos acompanham
movimentação. (Foto: Natália Souza/G1)
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) foi acionado e está na porta da unidade de internação. Na área interna, com o pátio de convivência tomado pelos internos, que estão com o rosto coberto e armados com paus, há muita fumaça provocada pelo fogo que foi ateado nos colchões. Uma representante da direção da Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) tenta negociar com os menores o fim da rebelião.

Do lado de fora, a dona de casa Fernanda Luisa, que é mãe de um interno de 17 anos, acompanha chorando a confusão gerada pela rebelião. "Minha preocupação é que meu filho já está aí há dois anos e estava prestes a sair. Nunca se sabe o que pode acontecer nessas rebeliões", expôs.

Fuga Frustrada
Uma tentativa de fuga frustrada na madrugada desta quarta-feira (11), resultou em um motim logo no início da manhã, na Unidade de Internação Masculina de Menores (UIM), que fica no bairro do Tabuleiro, em Maceió. Na ocasião, insatisfeitos com ação dos monitores que frustraram duas tentativas de fuga, os menores destruíram os alojamentos.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado e Promoção da Paz (Sepaz), a tentativa de fuga foi orquestrada por cinco menores, que incitaram os outros internos a promover o motim após serem descobertos pelos monitores. A UIM abriga cerca de 40 menores infratores de 15 a 17 anos.

A primeira tentativa de fuga ocorreu durante a madrugada, por volta das 3 horas da manhã, quando três menores conseguiram abrir a tranca de um dos alojamentos e circular pelo pátio. Eles foram apreendidos pelos monitores que o encaminharam para sede do Batalhão de Guarda. Na segunda tentativa de fuga, que também foi abortada, dois menores aproveitaram a confusão gerada durante a madrugada para tentar sair da unidade nesta manhã.
Militares do Bope foram acionados e aguaradam negociação entre diretores e internos. (Foto: Natália Souza/ G1)
Militares do Bope foram acionados e aguaradam negociação entre diretores e internos. 
(Foto: Natália Souza/ G1)

Com as fugas frustradas, os outros menores promoveram um motim e chegaram a destruir portas e alguns objetos nos alojamentos. O motim foi controlado logo em seguida, segundo a assessoria da Sepaz.

Diante da situação, a superintendência da unidade de internação vai avaliar a situação de cada um dos menores que tentaram fugir e devem encaminha-los para outras unidades do estado.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/09/internos-da-unidade-de-internacao-masculina-de-alagoas-fazem-rebeliao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário