quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Interno da Fundação Casa Piracicaba começa a praticar jiu-jítsu para 'vencer na vida'

Interno da Fundação Casa de busca mudança de vida pelo jiu-jítsu em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Um jovem de 18 anos, interno na Fundação Casa de Piracicaba (SP), quer mudar sua história por meio do jiu-jítsu. Com liberação prevista para este mês, o rapaz disse ao G1 que tem novos objetivos na vida. “Quero mudar, começar a trabalhar, terminar os estudos e continuar lutando. Quero ser um vencedor”, afirmou.
O adolescente foi apreendido em Campinas (SP) por tráfico de entorpecentes e encaminhado para a unidade de Piracicaba há sete meses. “Cheguei à fundação muito mal, usava drogas e brigava com a minha família. Saí da minha casa em Capivari, me mudei para Campinas e aí fui pego vendendo droga.”
O jovem atribui a mudança de postura a Deus e às pessoas a seu redor. Ele ainda afirmou que chegou quase morto à Casa e que, depois de dois meses no local decidiu mudar de vida.

A luta surgiu como um desejo de seguir os passos da atleta Douglas Gomes Brasil, jovem que também foi interno da Fundação Casa de Piracicaba e hoje é considerado um dos melhores atletas da modalidade no Brasil.
“Eu vi que o Douglas mudou o futuro dele e eu também quero fazer isso. Ele é meu espelho. Sei que nada na vida é fácil, mas sei também que as vezes a gente cai e pode se levantar. E eu quero me levantar. Quero mostrar a diferença para minha família e mostrar que sou um vencedor.”

O jiu-jítsu
Há pouco mais de um mês, o rapaz revelou para o diretor da Fundação Casa, Flagas Rodrigues Lopes, que tinha vontade de lutar. “Eu percebi nos olhos dele que ele queria mudar. Primeiro, ele foi levado a dois eventos para a gente saber como seria o comportamento nesses ambientes. Naquele momento, tivemos certeza de que ele realmente queria mudar.”
Após o pedido, o jovem disse que ficou esperando a reposta do diretor e não sabia se o desejo seria atendido, mas que não perdeu as esperanças. Uma semana depois, o rapaz recebeu a notícia de que poderia fazer um teste em uma academia.
"Quero mudar a minha vida. Quero ser um vencedor", diz jovem (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Dia do teste
“Eu ia fazer o teste no dia 22 de julho, mas teve aquela chuva na cidade e, infelizmente, a academia foi alagada. Mas o teste foi feito na mesma semana e passei. Fiquei muito feliz. Tenho treinos às segundas, quartas e sextas, mas meu treinador disse que mais para frente quer que eu pratique diariamente.” O diretor da Fundação Casa afirmou que o jovem foi aceito por seu potencial e que o treinador prepara o rapaz também para lutar MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas).
A saída
Apesar de a família do rapaz morar em Capivari, ele disse que quer permanecer em Piracicaba para continuar os treinamentos, terminar os estudos e arrumar um emprego. “Todo jovem que está aqui, quer sair. Uns optam por não mudar de vida, mas eu não. Vou ser diferente, vou mudar e ser o orgulho da minha família e do senhor Flagas, que me deu a oportunidade que jamais vou esquecer.”

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/08/interno-da-fundacao-casa-comeca-praticar-jiu-jitsu-para-vencer-na-vida.html

Um comentário:

  1. Já ouvir falar muito do centro de Piracicaba acho que é exceção, em comparação com as outras mais muito bem belo trabalho pelo menos lá dá pra ver que o funça ainda não sofre.

    ResponderExcluir