segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alckmin estuda monitorar todas unidades da Fundação Casa por vídeo

Um dia após serem divulgadas denúncias de tortura em uma das unidades da Fundação Casa, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin afirmou que está avaliando a possibilidade de instalar câmeras de vídeo para monitoramento de todas as unidades, a exemplo do que já ocorre em algumas escolas estaduais.
Alckmin disse que ontem mesmo conversou com a presidente da fundação, Berenice Giannella, sobre essa hipótese. "A fundação tem feito um bom trabalho e é uma instituição séria. Conversamos ontem (com Berenice) sobre a hipótese de ampliar o monitoramento por vídeo. Hoje a maioria das escolas do Estado já tem câmera de vídeo, nós temos uma central de monitoramento. Talvez podemos ampliar esse trabalho.”
O governador classificou como “inadmissível” o que aconteceu dentro do complexo Vila Maria. “É inadmissível o que aconteceu, imediatamente já foram afastados os três funcionários e o próprio diretor da unidade. Encerrado o processo de sindicância, eles serão demitidos da fundação”, afirmou.
O caso. Neste domingo, a Fundação Casa afastou o diretor da unidade João do Pulo do Complexo da Vila Maria e mais três funcionários acusados de espancar seis adolescentes internados. A sessão de espancamento ocorreu após uma tentativa de fuga e foi filmada. As imagens foram exibidas ontem pelo Fantástico, da TV Globo.
A Corregedoria-Geral da Fundação decidiu abrir sindicância. Além disso, a Polícia Civil deve ser informada sobre o fato a fim de apurar possível tortura. O Ministério Público Estadual (MPE) esteve na unidade na sexta-feira a conversou com os adolescentes da unidade, que teriam confirmado a ocorrência de espancamentos no lugar.
Nas imagens exibidas, os funcionários dão socos, tapas, pontapés e até cotoveladas nos adolescentes, que estão apenas de cuecas, em uma sala do local. As imagens seriam de 3 de maio. O complexo da Vila Maria abriga 521 adolescentes em oito unidades. A João do Pulo tem capacidade para 40 internos, mas abrigava ontem 64 adolescentes, a maioria apreendida sob as acusações de roubo e tráfico de drogas.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,alckmin-estuda-monitorar-todas-unidades-da-fundacao-casa-por-video,1065652,0.htm

7 comentários:

  1. O que tenho a dizer sobre isso é a mais pura verdade, nessa sena existe três adolescentes e dois funça... isso não é tortura nunca porque eles não estão amarrados e nem algemados, não reagiram porque são uns ramelas. Quando eles querem fugir ou simples bagunçar dentro dos centros eles amarram covarde-mentes os funça... e espanca até desmaia, fazendo assim com que muitos pedem as contas, quando não ficam doentes incapazes de trabalharem e levar uma vida social com sua famílias isso é TORTURA. Quanto a isso o que você tem a dizer GOVERNADOR GERALDO.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente guerreiro,nos que samos privados da vida social ameacados dentro e fora dos centros,espancados com entoito de levar ate a morte,jogam o funca de cima de uma laje sem do alguma,isso ja vi. a porra dos direitos humanos foram da apoio para os funca que foram espancados e torturados em cima de uma laje e depois jogados da laje para morte.

    ResponderExcluir
  3. Vai governo da uma resposta pra nós funça.... Já!

    ResponderExcluir
  4. funca com a razao nao vai mas se calar,vamos mostrar que somos forte,chega ninguem muda nada,eos b.o so caem nas nossas costas

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente com vcs,se fosse bom trabalhar na fundacao,funcionario nao saeria em demanda para outros concursos ou ate em empresas privadas,ja vi milhares de pessoas entrar na fundacao penssando que e uma coisa e depois que tem o primeiro contato com o inferno nao bate nem o cartao nao pega nem os pertences do armario para sair logo do submundo.

    ResponderExcluir
  6. Senhor governador a fundação casa não é escola e sim cadeia de bandidos menores de idade. faz assim colocas esses jovens como vcs disem em escola estadual ai vc vai ve como q vai ficar.. Ou vcs não sabem ou faz de conta ou n ve tv..

    ResponderExcluir