segunda-feira, 1 de julho de 2013

Varias tentativas de Fugas foram frustradas por agentes e policiais nos últimos dias

Polícia descobre buraco em presídio e impede fuga de presos no Paraná

Presos aproveitariam a final da Copa das Confederações para escapar.
Buraco em presídio de Cianorte, no noroeste, tinha 50 centímetros.

Na noite de sábado (29), a Polícia Civil conseguiu impedir uma tentativa de fuga no mini presídio de Cianorte, no noroeste do Paraná, depois de identificar um buraco de aproximadamente 50 centímetros em uma das galerias.

Presos utilizaram uma broca para fazer um buraco de 50 cm em presídio (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste)
Presos utilizaram uma broca para fazer um buraco de 50 cm
em presídio (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste)
O mini presídio tem capacidade para 50 presos, mas atualmente está com 142, entre homens e mulheres.
A Polícia Civil suspeita que os presos tentariam fugir durante a final da Copa das Confederações, quando o barulho e as atenções estariam voltadas para o jogo do Brasil. “Nós deduzimos que seria nesse horário porque o barulho do jogo abafaria a movimentação”, explica o delegado da Polícia Civil de Cianorte, Nilson Rodrigues da Silva.

A tentativa de fuga foi identificada depois que uma policial de plantão escutou o barulho na carceragem e um dos agentes constatou que os presos tentavam furar a parede.

No momento que os policiais militares dos grupos táticos de Cianorte e Campo Mourão entraram na cela descobriram que os presos utilizavam uma broca fixada a um cabo de vassoura e uma serra para fazer o furo que dava para o pátio externo do presídio.
Por pouco, os 25 presos lotados na galeria não conseguiram fugir. “Um dos presos já tinha até raspado o cabelo para não ser identificado depois da fuga. Se eles tivessem furado uns 10 cm a mais, todos teriam fugido”, disse o delegado Nilson Rodrigues da Silva.
Como a galeria foi danificada, o grupo de 25 presos foi misturado em outras três galerias. A perícia vai avaliar a situação da cela na segunda-feira (1º) e só depois os reparos serão feitos.

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2013/06/policia-descobre-buraco-em-presidio-e-impede-fuga-de-presos-no-parana.html


 Sinop: policiais flagram presos serrando grade de cela e evitam fuga

Policiais civis frustraram um plano de fuga, esta madrugada, em uma das celas da delegacia, na avenida das Acácias, no centro. 
O boletim de ocorrência aponta que em uma revista, após policiais militares terem relatado barulhos, descobriram que detentos estavam serrando as grades.
Pelo menos cinco estavam no local. Um pedaço de serra e uma lima pontiaguda foram apreendidas.

Conforme Só Notícias já informou, em maio, os policiais também frustraram uma tentativa de fuga, ontem, em um das celas na delegacia. . No boletim de ocorrência, é foi apontado que uma serra foi encontrada escondida, pouco depois de ter sido notada uma movimentação suspeita. Foi constatado que a grade estava danificada. Não foi confirmado quantos detentos estavam no local.

Fonte: Só Notícias

Agentes frustram tentativa de fuga em presídio de Cruzeiro do Sul

Buraco que estava sendo aberto foi encontrado durante revista.
Fuga em massa aconteceria durante o jogo do Brasil, diz diretor da unidade.


Presídio Manoel Neri Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura / G1)Agentes penitenciários identificaram durante uma revista realizada na tarde desta segunda-feira (24), um buraco na parede de uma das celas do Presídio Manoel Néri, em Cruzeiro do Sul (AC). O diretor da unidade, Marquiones dos Santos Moura, acredita que os presos tentariam fugir no momento do jogo de futebol entre as seleções do Brasil e Uruguai, na próxima quarta-feira (26), pela Copa das Confederações.Os detentos utilizaram barras de ferro para quebrar o concreto que reforça a parede da cela e mesmo ultrapassando a parede, ainda teriam que escalar um muro com cerca de oito metros de altura.
A revista foi realizada nos pavilhões B e C onde aconteceu um princípio de motim na segunda-feira (24). Após o almoço, os presos atiram marmitas e balançaram a estrutura das grades, reivindicando melhorias na alimentação fornecida e contra a superlotação do presídio. A unidade, que tem capacidade para 224 presos, comporta atualmente 579 apenados.
Oito presidiários, identificados como líderes do movimento, foram isolados dos demais. O diretor do presídio descarta, nesse momento, a possibilidade de transferência dos detentos suspeitos de organizarem o motim. Marquiones Santos explicou ainda que já havia conversado com os presos e ouvido as reclamações para que providências fossem tomadas.
No dia 18 de junho, dois presidiários do regime semiaberto conseguiram escapar do presídio Manoel Néri da Silva, enquanto participavam de um curso de carpintaria, na marcenaria da unidade. A fuga só foi percebida quando os agentes penitenciários fizeram a contagem do efetivo para retornar à área de segurança.


Polícia frustra fuga na Decap

Cerca de 100 presos tentaram fugir,  da carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Centro. A tentativa de evasão aconteceu minutos antes do jogo entre as seleções do Brasil e do Uruguai, válida pela Copa das Confederações. Segundo a Polícia, os detentos estavam serrando as grades das celas, já haviam quebrado alguns cadeados e tentaram escapar no decorrer da partida.

Policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) fizeram uma varredura nas celas da Delegacia de Capturas e Polinter e constataram grades serradas FOTO: CID BARBOSA

O diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil, delegado Jairo Façanha Pequeno, explicou que o plano dos presos não deu certo devido ao videomonitoramento que está sendo feito naquela delegacia. "Percebemos a movimentação estranha dos detentos e um barulho que vinha das celas na parte de cima. Solicitei, então, a presença do (Batalhão) Choque e fizemos uma varredura, comprovando que os presos pretendiam escapar", contou.

Segundo o diretor, pelo menos, 60 presos estão recolhidos na Decap à espera de transferência para o Sistema Penal. "Na sexta-feira vamos transferir 60. Ontem (terça-feira) já havíamos transferidos, aproximadamente, 100". Dois detentos, Danilo da Silva Moreira (traficante) e Eri Johnson Rodrigues (assaltante), foram autuados no 34º DP (Centro), por crime de danos. 



Agentes evitam fuga no Presídio Regional de Joinville

Detentos tentaram escapar de uma cela do pavilhão 5

Agentes penitenciários evitaram a fuga de dois detentos do Presídio Regional de Joinville na madrugada deste sábado. Os internos tentaram escapar de uma cela do pavilhão 5, por volta das quatro horas, onde também estavam outros seis presos.

Os dois conseguiram acessar um corredor após serrarem as grades. Quando chegaram no lado de fora da cela, foram abordados pelos agentes. Ambos foram levados para a Central de Polícia porque responderão por crime contra o patrimônio.



Mais uma tentativa de fuga é abortada em Santana do Ipanema

Agentes identificaram buracos em duas celas, além de espetos de ferro, chaves de fenda e cordas feitas de lençois

Muitos espetos e celulares, além de uma “tereza” foi encontrada pelos policiais
Muitos espetos e celulares, além de uma “tereza”
foi encontrada pelos policiais
Agentes da Polícia Civil, de plantão na 2ª Delegacia Regional de Polícia em Santana do Ipanema, 
conseguiram abortar mais uma tentativa de fuga em massa em duas das celas daquela unidade prisional.
A descoberta se deu na tarde deste domingo (23), quando um dos agentes acabou avistando um buraco na parte exterior do prédio. Com a ajuda de policiais militares os agentes descobriram que mais de uma cela estava sendo cavada.
De acordo com o chefe de serviço, João Alves, por volta das 14h os agentes avistaram o buraco, que já mostrava o lado de dentro da cela e que tinha diâmetro de cerca de 30 centímetros.
Ao perceber que se tratava de uma tentativa de fuga, os agentes solicitaram apoio do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) da Polícia Militar, do 7º BPM, a fim de realizar uma revista nas celas.
As buscas acabaram revelando que, além da cela que já estava com o buraco quase completo (cela 7), outra cela já estava sendo escavado pelos detentos.
“Acredito que eles estavam realizando as escavações simultaneamente, desde o dia de ontem. Pelo que vimos, com mais alguns minutos poderia ter havido uma grande fuga”, relatou o policial civil.

Buraco visto de dentro. Já era possível ver a luz (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)
Buraco visto de dentro. Já era possível ver a luz (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Objetos para a escavação

A revista nas celas também acabou detectando uma grande quantidade de objetos metálicos usados para realizar as escavações nas duas celas. Espetos de ferros e até duas chaves de fenda de grandes foram achadas. Celulares, carregadores, facas e cerras também foram facilmente encotradas pelos policiais.
Na cela em que o buraco já estava maior, os policiais encontraram uma espécie de corda feita com lençóis, chamada de “tereza”. A mesma seria usada para a descida dos presos, já que o buraco, do lado de fora, estava numa altura de mais de 10 metros do chão.
Ao final da revista, João Alves informou à nossa reportagem que as duas celas onde foram detectados os buracos acabaram sendo isoladas até a chegada da equipe responsável pela DRP. Ainda de acordo com o policial, um Boletim de Ocorrência deverá ser feito pela tentativa de fuga, além do registro dos objetos encontrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário