sexta-feira, 26 de julho de 2013

Quatro adolescentes fogem do centro de internação em Macapá

Eles fugiram por um portão que estava entreaberto, segundo gerente.
Funcionário do centro admite que a estrutura do prédio não é boa.

Frente do Centro de Educação Sócio Educativo de Internação, em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)
Fachada do Centro de Educação Sócio
Educativo de Internação, em Macapá
(Foto: Graziela Miranda/G1)
Na tarde desta quinta-feira (25), 4 adolescentes fugiram do Centro de Educação Sócioeducativo de Internação (Cesein), localizado no Beirol, em Macapá. A polícia foi acionada e três deles foram recapturados.

De acordo com José Ângelo Sandim, gerente do centro, eles fugiram por um portão que estava entreaberto. "O fato ocorreu durante uma atividade pedagógica. Existe uma construção no interior do centro. Por lá há um portão que estava entreaberto. Eles arrancaram e fugiram", relatou.

Para Sandim, a estrutura física do prédio não é boa. "O prédio é antigo e aqui entram adolescentes que o destroem. Nós consertamos e tentamos manter o máximo de segurança possível, mas não temos como dizer que a estrutura é totalmente segura", avaliou.

O gerente garantiu que o prédio já está se readequando aos padrões de um centro de educação socioeducativo. "Estamos fazendo melhorias, que vão contar com muro maior, guarita, quadra poliesportiva e alojamentos. Mas vale lembrar que elas não serão imediatas", frisou.

De acordo com Inailza Barata, diretora da Fundação da Criança e do Adolescente do Amapá (Fcria), uma reunião será agendada com o secretário de infraestrutura do estado para que sejam tomadas providências que reforcem a segurança no prédio. "Vou pedir que algo seja feito, pois o muro do Cesein, por exemplo, é muito baixo. Isso aumenta o risco de fuga", apontou.

Segundo a diretora, o centro conta com segurança policial, que faz a vistoria externa, e com 50  pessoas, entre educadores e monitores, responsáveis em manter os socioeducandos dentro do centro. Para ela, o número não é suficiente. “Nós vamos chamar 10 monitores para o Cesein para fazerem o trabalho de revista neles. Isso vai ajudar na segurança", prometeu.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/07/quatro-adolescentes-fogem-do-centro-de-internacao-em-macapa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário