terça-feira, 18 de junho de 2013

Adolescente faz buraco na parede e foge de unidade do Pomeri MT

Dois adolescentes fogem do Pomeri

Após sair no pátio do Centro Socioeducativo, menores pularam o muro. 
Agentes perceberam movimentação e impediram que outros 5 fugissem.

ambos de 17 anos e moradores em Várzea Grande – fugiram após cavarem um buraco na parede da cela C da Ala 2, onde cumpriam atividades socioeducativas. Um terceiro adolescente que estava na cela não quis fugir, pois viu a presença dos agentes orientadores. A fuga ocorreu por volta das 3 horas.

Conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o menor fez um buraco na parede do quarto onde se encontrava e, quando estava na parte externa, pulou o muro usando uma corda artesanal feita de lençóis, conhecida como Maria Teresa.

Segundo os agentes, a movimentação no pátio chamou a atenção e ao chegar na Ala 2, descobriram que os adolescentes tinham feito um buraco na parede e corrido para o pátio. Eles utilizaram uma “maria tereza” – corda artesanal confeccionada com pedaços de lençóis e camisetas - para escalar o muro.

“Encontramos uma mariatereza no muro e foi por lá que eles fugiram”, observou um policial militar acionado pelos agentes orientadores. Os dois infratores são considerados de alta periculosidade.

Conforme os agentes orientadores, na cela C, os adolescente passaram a tarde toda ouvindo som alto e fazendo algazarra, uma forma de abafar o barulho da escavação da parede. O caso será investigado pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da Capital. (AR)


Outro lado - De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), apenas 1 adolescente fugiu. A assessoria informa que a ação dos orientadores teria impedido a fuga de outros 5 menores. Um boletim de ocorrência foi elaborado e um Procedimento Administrativo instaurado.


A polícia fez buscas na região na tentativa de localizar o adolescente que fugiu, mas não havia o localizado até as 11h30 desta segunda-feira. A Sejudh informou que irá instaurar procedimento administrativo para apurar o caso.

O Centro Socioeducativo de Cuiabá está interditado judicialmente há mais de um ano por conta da falta de estrutura. Um novo prédio para abrigar menores infratores está sendo construído em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Em 2011, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fizeram vistoria na unidade apontaram várias falhas, entre elas a ociosidade dos adolescentes durante o período de internação e más condições dos alojamentos, principalmente dos sanitários.

fontes:
 http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/06/adolescente-faz-buraco-na-parede-e-foge-de-unidade-socioeducativa-de-mt.html

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=430542

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=433580





Nenhum comentário:

Postar um comentário