quarta-feira, 3 de abril de 2013

Menores fazem rebelião e agente penitenciária fica ferida em Vitória


146 menores internos da Unai, em Maruípe, fizeram o motim.
Agentes dizem que a unidade está superlotada e apresenta riscos.


Cento e quarenta e seis internos da Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Maruípe, Vitória, que abriga menores infratores, fizeram uma rebelião na noite desta terça-feira (2). Durante o motim, uma agente penitenciária ficou ferida. A tropa de choque da Polícia Militar foi acionada para conter a rebelião. Os detentos colocaram fogo na unidade, mas o movimento foi contido. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, a Unai está superlotada e apresenta riscos à categoria. O governo do estado informou que não houve fuga e uma sindicância vai apurar o caso.
Um agente penitenciário que estava dentro da unidade no momento da rebelião conta como os detentos realizaram a movimentação. "Quando a gente percebeu que eles tentaram fuga, estavam batendo palma e cantando. Monitoramos eles até o suficiente, mas não tinhamos agentes suficientes para invadir a ala. Todo mundo saiu, e eles se rebelaram, botaram fogo em tudo", explicou o agente, que preferiu não se identificar.


Algumas horas depois, os internos foram trancados nos alojamentos. Mesmo com o motim controlado, policiais militares ficaram de prontidão na porta da unidade. Um grupo que realiza orações com os presos teve que esperar o fim da rebelião para poder entrar no local.
O presidente do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores do Atendimento Socioeducativo, Bruno Menelli, reclama que o local está superlotado. "O Ministério Público cobra uma atitude deles, não tivemos resposta, queremos que o governador, quem seja, cuide de nós, o agente só trabalha pelo salário, porque sofre demais", diz.
O agente que trabalha no local também fez um alerta. "Temos medo, onde cabe 50 pessoas tem 150 pessoa. Estamos a ponto de ter um agente feito refém, isso a gente teme muito, pode acontecer algo com um pai de família", diz.
O governo não se pronunciou sobre as reclamações de superlotação.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/menores-fazem-rebeliao-e-agente-penitenciaria-fica-ferida-em-vitoria.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário